Brasil conquista terceiro lugar em competição mundial de astronomia

Olá, leitor!

 

Segue abaixo a notícia "Brasil conquista terceiro lugar em competição mundial de astronomia", publicada no site da Revista Galileu, no dia 25/10/2020.

 

Saudações e boa leitura!


Brazilian Space

 

Brasil conquista terceiro lugar em competição mundial de astronomia

Ao todo, 20 estudantes representaram o país na primeira edição da Global e-Competition on Astronomy and Astrophysics, faturando medalhas de ouro, prata e bronze

Redação Galileu 
25 de Outubro de 2020 às 17h29

Estudantes brasileiros que participaram da categoria de grupos na Global e-Competition on Astronomy and Astrophysics (GeCAA) (Foto: Divulgação)
Estudantes brasileiros que participaram da categoria de grupos na Global e-Competition on Astronomy and Astrophysics (GeCAA) (Foto: Divulgação)

A primeira edição da Global e-Competition on Astronomy and Astrophysics (GeCAA), olimpíada promovida pelo comitê internacional da IOAA (Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica), foi encerrada na última sexta-feira (23) com comemoração da equipe brasileira.
 
Composta por 20 estudantes selecionados pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a Seleção Brasileira de Astronomia conquistou o terceiro lugar na competição. O time superou o desempenho de equipes de países com tradição em eventos de astronomia e astrofísica — como Romênia, Grã-Bretanha e Irã — e ficou atrás apenas da Rússia e dos Estados Unidos.

A GeCAA foi organizada em duas categorias, a individual e a de grupos, e o Brasil foi representado por 10 estudantes em cada uma delas. Todos receberam treinamento online entre os meses de março e agosto, com o apoio do Observatório Nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
 
Na competição em grupo (GeCAA Team), a equipe Camelopardalis, da brasileira Lumi Koroku Hissataka (SP), levou medalha de bronze, enquanto a Equipe Reticulum, do brasileiro Ualype de Andrade Uchoa (CE), ganhou medalha de ouro.
 
Já na competição individual (GeCAA Individual), Ian Seo Takose (SP), Fabrízio Melges Ferro (SP), Miguel Diniz Santos (SP) e Luís Otávio Trotti Martins Guedes de Souza (SP) levaram medalha de bronze; Giulia Nóbrega da Costa (SP) e Luiz Henrique Fonteles da Silveira (CE) conquistaram a prata; e Tiago Mariotto Lucio (SP), João Pedro Chamhum Basílio (MG), Bruno Makoto Tanabe Lima (SP) e Lucas Shoji (SP) faturaram o ouro.

Estudantes brasileiros que participaram da categoria individual na Global e-Competition on Astronomy and Astrophysics (GeCAA) (Foto: Divulgação)
Estudantes brasileiros que participaram da categoria individual na Global e-Competition on Astronomy and Astrophysics (GeCAA) (Foto: Divulgação)

Olimpíadas de astronomia e astrofísica

A GeCAA foi realizada entre os dias 25 de setembro e 23 de outubro e contou com a participação estudantes de 40 países. Ao todo, 279 deles competiram individualmente e mais 154 integraram a disputa de grupos. A GeCAA foi criada pelos organizadores da IOAA como alternativa virtual após o adiamento da 14ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica devido à pandemia. O evento seria realizado em Bogotá, Colômbia, entre 13 e 21 de setembro deste ano.

Em breve, o Brasil voltará a participar de outra olimpíada sobre o espaço: a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica Virtual (OLAA Virtual) está marcada para novembro e terá a participação de cinco estudantes brasileiros.
 
Além disso, vale lembrar que a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está com inscrições abertas até o dia 5 de novembro. Professores de instituições públicas e privadas devem cadastrar seus alunos na plataforma oficial da competição, onde serão realizadas as provas entre os dias 12 e 13 de novembro.
 
Para se preparar para a olimpíada, que é a maior do Brasil, estudantes podem consultar vídeos explicativos, provas e gabaritos das edições anteriores no aplicativo “Simulado OBA”, disponível para celulares, tablets e computadores. Mais informações podem ser encontradas no site da OBA.

Comentários

  1. Notícias como esta raramente são divulgadas por nossas empresas jornalísticas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário