Protótipo Starship SN1 da SpaceX Explode Durante Teste no Texas

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (29/02) no site “Mundo Conectado” destacando que o protótipo da nave psicodélica ‘Starship SN1’ da SpaceX explodiu durante teste no Texas.

Duda Falcão

Protótipo Starship SN1 da SpaceX Explode Durante Teste no Texas

Empresa estava testando pressão com nitrogênio líquido inerte

Por Mariela Cancelier*
Mundo Conectado
Fonte: GeekWire 
29/02/2020 às 21:02:11


Um protótipo do super-foguete Starship da SpaceX explodiu e foi destruído durante um teste de pressão no Texas, local onde fica uma das instalações da empresa. O vídeo abaixo mostra o momento em que a Starship SN1 implode com a pressão e começa e pegar fogo logo depois que o teste começa. As imagens foram feitas a partir de uma transmissão em tempo real do evento gradas pelo canal Boca Chica.


O protótipo que explodiu passou por um teste realizado com nitrogênio líquido inerte, o que fez com que o tanque estourasse e implodisse a estrutura do foguete. Os relatórios iniciais sugeriram que o tanque sofreu uma falha estrutural durante a pressurização. O site GeekWire entrou em contato com a SpaceX depois do teste para saber mais informações mas até agora não há nenhuma declaração oficial da empresa sobre possíveis ferimentos ou extensão dos danos da explosão.

No mês passado, a SpaceX iniciou um teste de segurança lançando seu foguete Falcon 9. A empresa testou o sistema de escape de emergência na nova nave espacial da companhia, a Crew Dragon, e destruiu de propósito o Falcon 9 no processo. O objetivo era se certificar que era possível transportar passageiros para o espaço ainda este ano, mais precisamente para a Estação Espacial Internacional na órbita da Terra.

Com o sucesso no teste, o próximo lançamento da Crew Dragon terá pessoas a bordo: os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley. Esse teste com a cápsula já havia sido feito, mas enquanto ela estava sozinha em solo.

* Mariela Cancelier - Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais. 


Fonte: Site Mundo Conectado - https://mundoconectado.com.br

Comentário: Pois é leitor, mais um revés nesse projeto de desenho animado do Sr. Elon Musk. Entretanto, o que me causa uma preocupação cada vez maior, não é este projeto alucinado fruto de viagens psicodélicas de seu idealizador, pois dificilmente isto vai dar em algo. O que me deixa muito preocupado é observar que aparentemente os níveis de segurança da NASA para voos tripulados parecem estar diminuindo pressionados que são pelo Governo Trump, pelos objetivos deste programa criado para levar astronautas para Estação Espacial Internacional (ISS) através de naves privadas, e pelo próprio orgulho americano, ferido depois que os Ônibus Espaciais deixaram de voar.  Um dos grandes exemplos desta pressão foi citado no último paragrafo desta pequena nota do site Mundo Conectado, ou seja, o possível lançamento da Crew Dragon tendo abordo astronautas, pouco depois de um único teste bem sucedido do sistema de escape de emergência desta nova nave espacial da companhia, coisa que na época do Programa Apollo seria classificado como temerário. E não precisamos ir muito longe disso não, leitor, quem já assistiu o documentário do desenvolvimento do Rover Curiosity, sabe quantos voos bem sucedidos foram necessários para a equipe de desenvolvimento do sistema de pouso (composto por vários sistemas) considerasse o mesmo com um nível aceitável de segurança, e mesmo assim os engenheiros não estavam 100% seguros de que o troço iria funcionar direito, sendo durante o pouso o grupo mais nervoso entre aqueles que acompanharam esta grande façanha da NASA, afinal se o sistema deles tivesse falhado a missão estaria irremediavelmente perdida e mais de dois bilhões de dólares jogados no lixo. Hoje leitor, na contra mão disso tudo, um único voo bem sucedido deste sistema de escape de emergência desta nova nave ‘SpaceXdiana’ (um bela nave não resta dúvida) é suficiente para qualifica-lo e agenda-lo para uso em seu próximo voo tripulado. Enfim..

Comentários

  1. Espero que a engenharia da Nada esteja ciente do que vem sendo feito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo!

      Eu creio que você quis dizer NASA, e sim, também espero que a NASA tenha essa consciência, para o bem dos astronautas.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Duda, foi erro de digitação.
      O conceito desses testes destrutivos são interessantes. O que me pergunto: é preciso ser tão espetacular? A empresa já realizou testes em escala ou de componentes isolados? E o dinheiro? É só dá empresa ou tem dinheiro público envolvido?

      Excluir
    3. Olá Gustavo!

      Esse não foi um teste destrutivo programado não, deu merda mesmo e o prototipo que estava sendo testado explodiu. O Sr. Elon Musk gosta de holofotes, é um alucinado sem limites e por isso perigoso. Quanto aos testes de componentes isolados eu não sei lhe dizer com certeza, mas acredito que sim. Qual a origem do dinheiro investido neste projeto de desenho animado, acredito que seja neste momento unicamente da própria empresa, porém eu acredito que parte desses recursos são provenientes dos lucros dos contratos milionários que a empresa tem assinado com a NASA.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Duda, você é homem ou mulher ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Pela pergunta você deve ser um de nossos leitores novos, pois o Blog está online já a quase dez anos. Uso shots amigo e minha cor é o azul, apesar de ter simpatia e devoção ao verde e amarelo valeu?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. mas você não o respondeu se é homem ou mulher ^^, nao que seja obrigado(a) a isso.

      Excluir
    3. Olá Anônimo!

      Respondi sim amigo, você é que não compreendeu a minha resposta, mas enfim eu sou homem, valeu?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário