Sonda da NASA Descobre "Sem Querer" Buraco Negro a 30 Mil Anos-Luz de Distância

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (04/03) no site “Canaltech” destacando que Sonda da NASA descobriu "sem querer" Buraco Negro a 30 mil Anos-Luz de distância.

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA – ESPAÇO 

Sonda da NASA Descobre "Sem Querer" Buraco Negro a 30 Mil Anos-Luz de Distância 

Por Daniele Cavalcante
Canaltech
Fonte:  Universe Today
04 de Março de 2020 às 08h40

A sonda OSIRIS-REx foi lançada pela NASA em 2016 para estudar de perto e coletar amostras do asteroide Bennu, mas, agora, acabou detectando “sem querer” um buraco negro até então desconhecido pelos cientistas, a cerca de 30.000 anos-luz de distância, na constelação Columba, a Pomba.

Enquanto focava no asteroide, o instrumento REgolith X-Ray Imaging Spectrometer (REXIS) capturou os raios-X emitidos pelo buraco negro. O REXIS foi desenvolvido para medir raios-x emitidos por Bennu ao receber luz solar, mas, em novembro de 2019, uma fonte de raios-x muito além do asteroide praticamente invadiu as análises da sonda.

O principal objetivo do REXIS é preparar a próxima geração de cientistas e engenheiros, dando a eles experiência prática ao trabalharem em uma missão real. Ironicamente, os alunos obtiveram uma das melhores experiências para qualquer astrônomo, que é encontrar algo imprevisto e desconhecido. "Decidimos treinar os alunos a construir e operar instrumentos espaciais", disse Richard Binzel, professor do MIT. "Acontece que a melhor lição é estar sempre aberto para descobrir o inesperado". 




Após verificações iniciais, os pesquisadores perceberam que a explosão não se tratava de nenhum objeto catalogado anteriormente, de acordo com Branden Allen, supervisor de estudantes que primeiro descobriu a fonte de raios-X nos dados do REXIS. A explosão de um buraco negro foi confirmada pelo telescópio MAXI do Japão e pelo telescópio Neutron Star Interior Composition Explorer da NASA, ambos a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Todos esses instrumentos detectaram o mesmo flash, mas há uma vantagem de encontrá-lo através do REXIS. É que a sonda fez a observação a milhões de quilômetros do nosso planeta enquanto orbita Bennu, ao passo em que os demais telescópios estão na órbita baixa da Terra. Isso faz com que essa seja a primeira explosão desse tipo já detectada a partir do espaço interplanetário.

Instrumentos na Terra não são capazes de detectar eventos como este, pois esses raios-X só podem ser observados no espaço. "Detectar essa explosão de raios-X é um momento de orgulho para a equipe do REXIS. Isso significa que nosso instrumento está funcionando como esperado e no nível exigido dos instrumentos científicos da NASA", declarou Madeline Lambert, estudante de graduação do MIT, que projetou as sequências de comando do REXIS.

As emissões de raios-X detectadas ocorreram quando o buraco negro retirou matéria de uma estrela que o orbitava. À medida que a matéria se move como um disco giratório em torno do buraco negro, uma enorme quantidade de energia é liberada no processo, e isso acontece principalmente na forma de raios-X.


Fonte: Site Canaltech - https://canaltech.com.br 

Comentário: Pois é leitor, sempre achei que essa história de ‘sorte’ está diretamente ligada à competência e seriedade, ou seja, só ocorre quando as coisas são feitas da forma correta, propiciando assim as condições naturais que nos leva a resultados além dos programados, e leitor, tá aí uma grande prova disso. Enquanto isso, em certa uma Republiqueta Sulamericana, sua Agencia Espacial de Brinquedo continua vivendo no mundo da Lua, enquanto nada em um mar de incompetência, falta de atitude e sabes lá mais o que, lamentável.

Comentários