Evento do IAU Reúne Cientistas e Astrofísicos de Hoje (02) a 6 de Março em Bento Gonçalves-RS

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (26/02) no site da “Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS)” destacando que de hoje até o dia 06/03 estará sendo realizado em Bento Gonçalves (RS) pelo Departamento de Astronomia do Instituto de Física (IF) desta universidade gaúcha, o IAU Symposium 359: Galaxy Evolution and Feedback Across Different Environments (GALFEED - Evolução de Galáxias e “Feedback” em diferentes ambientes), evento este onde são esperados cerca de 150 cientistas.

Duda Falcão

A UFRGS 

Evento Reúne Cientistas e Astrofísicos de 2 a 6 de Março em Bento Gonçalves 

São esperados cerca de 150 cientistas para debater sobre a evolução de galáxias e galáxias de núcleo ativo com o objetivo de aprimorar o conhecimento sobre estes objetos 

Por UFRGS
26/02/2020 14:57


O Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS (IF), por meio dos docentes e pós-graduandos dos departamentos de Astronomia e de Física, organiza entre os dias 2 e 6 de março, em Bento Gonçalves, o IAU Symposium 359Galaxy Evolution and Feedback Across Different Environments (GALFEED - Evolução de Galáxias e “Feedback” em diferentes ambientes). A atividade é promovida pela União Astronômica Internacional (IAU) com apoio das pró-reitorias de Pesquisa (Propesq) e Extensão (Prorext) e de agências de fomento à pesquisa.

O evento reunirá mais de 150 cientistas, astrofísicos e astrofísicas, para debater sobre a evolução de galáxias e galáxias de núcleo ativo com o objetivo de aprimorar o conhecimento sobre estes objetos. Para o simpósio, a UFRGS levará o Planetário Itinerante Digital, promoverá oficinas e a formação de professores. A previsão é de que passarão pelo local cerca de mil estudantes da rede pública de ensino. 

MAIS 

Para a comunidade em geral, será realizada, na Fundação Casa das Artes, a Semana de Astronomia de Bento Gonçalves (Astrobento). Os presentes poderão participar de palestras com cientistas estrangeiros sobre os buracos negros, o tamanho dos objetos celestes e aglomerados de galáxias, além de exposição e observação do céu com telescópios. A Astrobento é uma realização da IAU, do Departamento de Astronomia da UFRGS, do Planetário da UFRGS, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves.


Fonte: Site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - http://www.ufrgs.br

Comentário: Pois é leitor, mais um evento de astronomia no Brasil promovido com o apoio da União Astronômica Internacional (IAU). Aproveito para agradecer ao nosso leitor Rui Botelho pelo envio dessa notícia e desejar que o gaúchos realizem um evento proveitoso.

Comentários