Lançamento de Missão da NASA Para Estudar "Planeta Morto" Será Feito Pela SpaceX

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (02/03) no site “Canaltech” destacando que lançamento de Missão da NASA para estudar "Planeta Morto" será feito pela SpaceX. 

Duda Falcão

HOME - CIÊNCIA – ESPAÇO 

Lançamento de Missão da NASA Para Estudar "Planeta Morto" Será Feito Pela SpaceX 

Por Patrícia Gnipper
Canaltech
Fonte:  NASA
02 de Março de 2020 às 10h13

No ano passado, a NASA anunciou a missão Psyche para estudar o objeto de mesmo nome que fica no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, e que, na verdade, é um "planeta morto" — trata-se de um núcleo metálico remanescente do que um dia foi um planeta primitivo. Agora, a agência espacial revela que a SpaceX foi a empresa privada vencedora para fazer o lançamento da missão em 2022, levando um contrato de US$ 117 milhões para isso.

O lançamento será feito com o poderoso foguete Falcon Heavy, aquele mesmo que, em seu voo inaugural e em caráter de testes, lançou ao espaço um carro Tesla Roadster vermelho com um traje espacial fazendo as vezes de motorista.

(Imagem: NASA)
O asteroide Psyche, ou Psique, que na verdade é o núcleo metálico de um protoplaneta.

Psyche (ou Psique, em português) é composto por ferro e níquel e é um fragmento de um dos primeiros "blocos de construção" do Sistema Solar. Ele hoje tem cerca de 200 km de largura e é possível que tenha tido uma circunferência similar à de Marte antes que antigas colisões destruíssem sua camada rochosa externa — ao menos essa é a suspeita, algo que pode ser confirmado depois que a missão da NASA chegar até lá.

Ao explorar Psyche de perto, a NASA espera coletar mais pistas sobre a evolução dos planetas rochosos de nosso sistema, aprendendo mais, também, sobre a formação do nosso quintal espacial. A ideia é que a nave orbite Psyche por algumas semanas enquanto realiza seu trabalho científico. Se tudo correr conforme o plano, a missão será lançada em agosto de 2022, passando por Marte em 2023 e, então, chegará a seu destino em janeiro de 2026.

O lançamento da missão, por meio do foguete Falcon Heavy, também levará ao espaço outras duas cargas: a Escape and Plasma Acceleration and Dynamics Explorers, que estudará a atmosfera de Marte, e a missão Janus, que estudará asteroides binários daquela região.


Fonte: Site Canaltech - https://canaltech.com.br 

Comentário: Pois é, mais um contrato milionário assinado pela SpaceX com a NASA, onde possivelmente o seu lucro será aplicado no projeto psicodélico de desenho animado do alucinado CEO da empresa.

Comentários