NASA Encontra em Marte Entrada de Caverna Que Abrigaria Vida

Olá leitor! 

Segue abaixo uma triste notícia publicada ontem (04/03) no site TILT do UOL destacando que a NASA encontrou entrada de Caverna no Planeta Marte que poderia abrigar vida.

Duda Falcão

ASTRONOMIA

NASA Encontra em Marte Entrada de Caverna Que Abrigaria Vida

De Tilt, em São Paulo,
04/03/2020 - 18h58 
Atualizada em 05/03/2020 - 13h29

Imagem: NASA/JPL/U. Arizona
NASA descobre entrada de caverna em Marte que poderia ter abrigado vida no planeta

A NASA compartilhou em seu site a imagem de um buraco incomum na superfície de Marte. O poço parece ser a entrada para uma caverna, que poderia ter abrigado vida no planeta. O caso foi descoberto em 2011 a partir de uma série mais ampla de imagens tiradas na encosta do vulcão Pavonis Mons.

Na análise das fotos foi revelado que a abertura possuía cerca de 35 metros de diâmetro, enquanto o ângulo interno da sombra indica que a caverna tenha aproximadamente 20 metros de profundidade.

A existência de uma cratera circular em torno do buraco continua sendo uma dúvida, assim como todo o conteúdo interno da caverna.

A agência americana acredita que caso é interessante, pois, as cavernas são relativamente protegidas da superfície rígida de Marte, o que as torna possíveis candidatas para abrigar vida no planeta vermelho. Também diz que esses poços podem ser alvo de exploração de espaçonaves, robôs e até humanos.

Desde que a imagem foi tirada a NASA começou a buscar na superfície marciana outras possíveis aberturas de cavernas. Os pesquisadores acreditam que a partir desses poços possam existir possíveis habitats subterrâneos contendo organismos vivos, já que não existe evidências de vida na superfície.

Recentes Descobertas em Marte

Na semana passada a agência mostrou as primeiras descobertas da sonda InSight, que revelou que o planeta vermelho era sismicamente ativo, o que pode ajudar a revelar sua formação.


Fonte: Site do Tilt do Portal UOL - https://www.uol.com.br/tilt

Comentários