AEB Seleciona Experimento Para Voo Suborbital

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/02) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando  que a Agência Espacial Brasileira (AEB) abrirá em breve inscrição para a seleção de experimento científico que será levado ao espaço pelo Engenheiro Espacial e Bolsista da AEB, Pedro Nehme.

Duda Falcão

AEB Seleciona Experimento Para Voo Suborbital

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Participando do voo suborbital Pedro Nehme
passa a ser o primeiro espaçonauta brasileiro.

Brasília, 13 de fevereiro de 2015 – A Agência Espacial Brasileira (AEB) abrirá inscrição para a seleção de experimento científico que será levado pelo engenheiro espacial e bolsista da AEB, Pedro Nehme, em seu voo suborbital programado para o final do ano.

O voo será realizado pelo veiculo Lynx Mark II da empresa norte-americana XCOR Aeroespace. A experiência inédita foi conquista por Nehme ao vencer o concurso KLM Space Competition, de âmbito mundial, promovido pela empresa em 2013.

A XCOR já enviou à AEB documento em que apoia o desenvolvimento de um dispositivo portátil, com a proposta de monitorar sinais físicos durante o voo espacial.

O dispositivo eletrônico deve ser compacto, weareable e não invasivo, capaz de avaliar os diversos aspectos fisiológicos relacionados à exposição do corpo humano ao ambiente de microgravidade e hipergravidade, decorrentes de um voo suborbital tripulado.

Nehme inicia os treinamentos para o voo em março nos Estados Unidos. Participando do voo passa a ser o primeiro espaçonauta brasileiro. A bateria de testes, que será realizada o ano todo, será concentrada na experiência de um voo suborbital por um civil.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Olha aí leitor este é um exemplo de como não estamos aqui para bater de graça em nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB) e seu presidente de fachada. Quando iniciativas como essas surgem no horizonte obscuro de nosso pífio programa espacial, temos de parabenizar e reconhecer o seu valor. Entretanto sem dúvida nenhuma a ideia dessa iniciativa não partiu de um incompetente como o senhor José Raimundo  Braga Coelho, além é claro da AEB está se valendo de uma iniciativa pessoal do jovem Eng. Pedro Nehme que resultou na conquista dessa viagem ao espaço, e assim aproveitar esta oportunidade e colher frutos científicos, como também de venda de imagem para sociedade de uma agência eficiente e ativa, o que é uma tremenda de uma mentira.  Mas enfim, o que importa aqui na realidade é esta oportunidade magnífica que se abre para a comunidade científica do país e que o Blog espera seja conduzida com lisura e responsabilidade.

Comentários

  1. Verdade Duda. Lamentável a postura da AEB em tirar proveito de iniciativas pessoais. Pior que ainda pensam que todo mundo é bobo e não nota isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Anônimo!

      Mas o que se pode esperar de uma administração como esta? Enfim... de qualquer forma havendo uma concordância do Pedro até que será bom para o país esta iniciativa. Só espero, como disse em meu comentário, que a mesma seja conduzida com lisura e responsabilidade.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário