Operação CRYOFENIX

Descrição da Campanha

Data do início da Campanha: 04 de fevereiro de 2015
Operação: Cryofenix
Foguete: VSB-30 V20
Numero do vôo do foguete: 15
Data de lançamento: 22 de fevereiro de 2015
Horário: 07:52 (horário local)
Apogeu do vôo: 265 km
Tempo em microgravidade: 6 minutos
Local: Esrange Space Center (Suécia)
Objetivo: O experimento Cryofenix teve como objetivo estudar o comportamento de líquidos criogênicos como parte de um programa tecnológico a ser empregado no veículo lançador francês desenvolvido pela Agência Espacial Francesa (CNES).

Carga Útil Embarcada (Tecnológica)

- Experimento Cryofenix

Instituições Envolvidas

SSC - Swedish Space Corporation - Suécia
CNES - Centre National d’Etudes Spatiales - França
ALAT- Air Liquide Advanced Technologies - França

Instituições Envolvidas Indiretamente

AEB - Agencia Espacial Brasileira
DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço

VSB-30 Lançado com Sucesso na Suécia

Na manhã do dia 22/02/2015, exatamente as 07:52 (horário local) o foguete brasileiro VSB-30 V20 foi lançado com sucesso do Esrange Space Center, na Suécia, tendo abordo o experimento francês Cryofenix. O VSB-30 atingiu o apogeu de 265 km obtendo seis minutos em microgravidade, concluindo assim com sucesso a sua missão

O Experimento Cryofenix teve como objetivo estudar o comportamento de líquidos criogênicos como parte de um programa tecnológico a ser empregado no veículo lançador francês desenvolvido pela Agência Espacial Francesa (CNES).

O Cryofenix completou a validação de várias simulações do comportamento de fluidos na fase balística, que dez anos têm sido desenvolvidos pela Air Liquide Advanced Technologies (ALAT), uma empresa francesa, e pela CNES, no âmbito deste programa de pesquisa tecnológica.

Vale lembrar que este foi o décimo quinto lançamento realizado com este foguete VSB-30, seja do Brasil ou da Europa, confirmando assim o sucesso deste fantástico foguete de sondagem desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). A última vez que um VSB-30 havia sido lançado foi durante a realização da campanha de lançamento da "Operação TEXUS 50", esta ocorrida desta mesma Base de Esrange em abril de 2013.

VÍDEOS:


FOTOS:

Vincent Leudière and Michael Lundin
(project manager of the SSC)


Fonte: Diversas

Comentários