SSC Deve Iniciar em Breve Mais Uma Campanha de Lançamento Com o VSB-30

Olá leitor!

Se tudo ocorrer como previsto no final de novembro do ano passado pela Swedish Space Corporation (SSC), deverá ser iniciada nos próximos dias na Base de Esrange, na Suécia, a campanha de lançamento do foguete brasileiro VSB-30 da “Operação Cryofenix”, a primeira das sete missões europeias previstas para 2015 desta base sueca com foguetes brasileiros.

Será o reinício das atividades espaciais na Europa com foguetes brasileiros após a falha ocorrida na tubeira do Motor S30 do foguete VS-30/Orion (primeiro estágio) durante a realização da campanha de lançamento da “Operação SCRAMSPACE I”, ocorrida da base do Andoya Space Center (ASC), na Noruega, em setembro de 2013.

Vale lembrar que após esta falha todas as missões europeias previstas até aquele momento para ocorrerem com o uso de foguetes brasileiros (todos os foguetes utilizam este Motor S30) foram adiadas até que fosse realizada uma investigação para identificar o que levou este motor altamente confiável a não cumprir a sua parte da missão.

Após esta investigação conduzida por uma comissão internacional formada por especialistas da Alemanha, Austrália, Brasil e da Noruega, foi identificado que a falha ocorreu devido a um defeito na matéria prima importada utilizada na garganta da tubeira do Motor S30, causando com isto o insucesso da missão.

Entretanto, após o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizar as modificações e testa-las com êxito durante a realização da “Operação Acapú” em julho do ano passado, o Motor S30 está novamente apto a realizar missões, sendo que já o fez com êxito durante a realização da histórica “Operação Raposa” em agosto/setembro do ano passado.

Duda Falcão

Comentários

  1. E quanto à Operação São Lourenço (VS40M/Sara Suborbital), já existe data prevista para realização?

    E a entrega das redes elétricas para o VLS-1, existe alguma previsão de quando a MECTRON a realizará?

    Feliz 2015 para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Como já divulgado pelo BLOG o IAE realizou com êxito uma pré-campanha da "Operação São Lourenço" entre os dias 23 de Novembro a 06 de Dezembro, mas não divulgou ainda oficialmente uma data para o início da campanha de lançamento desta operação.

      Entretanto, diante do exito obtido nesta pré-campanha creio que a operação possa ser realizada nos próximos três meses ou até antes, dependendo somente da liberação de recursos financeiros por parte do desgoverno da "Ogra".

      Já quanto as redes elétricas do VLS-1 (modelo de qualificação e modelo de voo) não há ainda qualquer notícia sobre esse assunto.

      Abs e Feliz Ano Novo.

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Enquanto isso, onde estão aqueles iluminados que enterraram o dinheiro do contribuinte naquela míssil toxico 100% alienígena.Quais idéias brilhantes estarão pensando para sabotar nosso programa de lançadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown!

      Eles continuam por aí apoiando este desatino, e as idéias deles devem continuar sabotando os nosso programa de lançadores durante o desgoverno da "Ogra", infelizmente.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário