AESP-14 Lançado Com Sucesso dos EUA

Olá leitor!

Cubesat AESP-14
O Blog tem a satisfação de informar o lançamento bem sucedido da missão “Falcon 9 - SpaceX CRS 5”, missão esta de suprimento para a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) que também leva a bordo o Cubesat Brasileiro AESP-14 (o segundo canarinho brasileiro) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

O lançamento ocorreu as 4:47 da manhã de hoje (horário local) da Base da Força Aérea Americana em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), e segundo o que está previsto a nave Dragon da SpaceX com os suprimentos para a estação e o Cubesat AESP-14, deve iniciar a sua trajetória de aproximação da estação e posterior atracagem a partir das 4:30h (horário local) de segunda-feira (12/10), com a cobertura da TV NASA.


Vale lembrar que após a chegada do AESP-14 a ISS, o mesmo deverá ser transferido para o Módulo Japonês Kibo, de onde então em data ainda a ser definida será finalmente lançado ao espaço através do dispositivo de ejeção JEM Small Satellite Orbital Deployer (J-SSOD)”.


Lançamento do Falcon-9 com o AESP-14
O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza ao coordenador do projeto, o Dr. Pedro Teixeira Lacava (professor e coordenador do Curso de Engenharia Aeroespacial do ITA) e toda a sua equipe do projeto, especialmente aos jovens engenheiros Cleber Toss Hoffmann e Eduardo Escobar Bürger.

O Blog torce e espera que seja realmente verdadeira a informação passada dias atrás por um leitor anônimo de que o lançamento do AESP-14, a partir do Módulo Japonês Kibo, será acompanhado por representantes da equipe do ITA da base da JAXA no Japão, pois se assim não for, estará confirmada mais uma ‘bola fora’ do Sr. José Raimundo Braga Coelho e de sua Agência Espacial de Brinquedo (AEB).

Duda Falcão

Lançamento do Falcon-9 com o AESP-14


Fonte: Site da NASA

Comentário: Aproveitamos para agradecer publicamente ao leitor Carlos Cássio Oliveira (presidente do CEFAB) pelo envio do vídeo.

Comentários

  1. " MAIS UM BOM EXEMPLO PARA OS INCOMPETENTES........."

    A coragem e a ousadia em realizar um sonho, que elevem nossa bandeira , não é ausência de medo, mas o triunfo sobre ele.
    Isto sim é motivo de orgulho,..isto sim é que é o nosso ITA, eficiente com seus objetivos, ele mesmo desenvolve,...ele mesmo constrói,... ele mesmo investiga,...Só nós falta o mediador entre a terra e espaço, o VEÍCULO LANÇADOR. Pois bem! há sempre um limite além do qual deixa de ser virtude á tolerância, se de um lado as coisas andam a passos de tartaruga com referência aos incentivos fiscais para o desenvolvimento do nosso tão esperado VLM, por outro lado os nossos CUBESAT´s vão de vento em popa. Os dirigentes de BRA, não tem a mínima ideia de que:"O PREÇO DO SUCESSO DA PESQUISA ESPACIAL É O ETERNO INVESTIMENTO, SEM SE MEDIR CIFRAS", nota-se a bom tempo, que essa condição é intolerável para eles. Não tem saída, é uma atividade que requer estratégia , bom-senso e decisão política. O CEFAB parabeniza o Dro. Pedro Teixeira Lacava e sua equipe de engenheiros. AVANTE com seu BIP! BIP! BIP!, AESP-14.
    Pessoal do blog, o destino não é uma questão de oportunidade. É uma questão de escolha, ter a coragem de FAZER ou NÃO, isso dentro das condições financeiras de cada instituto de cada grupo de pesquisa amadora ( Exp. SONAER-MG). ESPERAR AS MIGALHAS E INCENTIVO DO GOVERNO, É UTOPIA, É PURO ABSTRATO. Não é uma coisa a ser esperado, pois será perda de tempo, essa fantasiosa ajuda dos que só sabem tirar PARA SI. pois gera mal estar, dor de cabeça e stresses.É uma coisa a ser alcançado com luta, estudo, otimismo e esperança em um BRASIL MELHOR PARA TODOS, assim seja o mais rápido possível".

    ResponderExcluir

Postar um comentário