Dados Sobre Uso da Terra na Amazônia Estão Online

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (28/01) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que os Dados Sobre Uso da Terra na Amazônia já estão online.

Duda Falcão

Dados Sobre Uso da Terra
na Amazônia Estão Online

Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2015

Os dados do TerraClass 2012 estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Trata-se do mais recente relatório do projeto realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para mapear o uso das áreas desmatadas na Amazônia. Confira aqui.

O TerraClass qualifica as áreas mapeadas pelo PRODES, o sistema do INPE que contabiliza anualmente o desmate por corte raso na Amazônia Legal com base em imagens de satélites. Para este relatório, apresentado no final de novembro, foram mapeados 751 mil km2, o que corresponde ao total do desmatamento desde o ano 1988 até 2012. Mais informações aqui.

Para descrever a situação do uso e da cobertura da terra, o projeto considera as seguintes classes temáticas: Agricultura Anual, Pasto Limpo, Pasto Sujo, Pasto com Solo Exposto, Regeneração com Pasto, Vegetação Secundária, Mosaico de Ocupações, Mineração, Área Urbana e Reflorestamento.

O INPE executa o projeto TerraClass em seu Centro Regional da Amazônia (CRA), instalado em Belém (PA): www.inpe.br/cra


Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários