INPE Participa da Semana de Meio Ambiente

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (02/06) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o INPE participará da “Semana do Meio Ambiente”.

Duda Falcão

INPE Participa da Semana
de Meio Ambiente

02/05/2011

Municipal de São José dos Campos nas atividades da Semana de Meio Ambiente 2011. As comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho, têm uma programação variada que começa nesta quinta-feira (2) no distrito de São Francisco Xavier e domingo (5) no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em Santana.

A programação terá atividades para todas as idades e gostos, integrando palestras, exposições, oficinas, jogos e brincadeiras, apresentações teatrais, sessões de vídeo, shows musicais e atividades de interpretação e contato com a natureza.

Confira a participação do INPE:

02 DE JUNHO

Local: São Francisco Xavier - EMEF Profª Mercedes Rachid Edwards
9h e 14h – Trilha Ecológica: Meio Ambiente e Qualidade de Vida

07 DE JUNHO

Local: São José dos Campos – Parque da Cidade
8h30 - Oficinas:
Simulação do Efeito Estufa
Importância da Cobertura Vegetal

Local: São José dos Campos – INPE
14h30 – Palestra: Mudanças Climáticas – o clima está mudando. O que muda na nossa vida
Palestrante: Marcos Sanches
Inscrições gratuitas: difusao.ccst@inpe.br ou (12) 3208-7120

08 de JUNHO

Local: São José dos Campos – Parque da Cidade
9h e 10h - Palestras: “Meio Ambiente e Qualidade de Vida” e “Meio Ambiente e Poluição”
8h30 - Oficinas:
Absorção de CO2 pelas plantas
Jogo de Cartas Mudanças Ambientais Globais – em colaboração com a Universidade Federal do ABC

Ano Internacional de Florestas

Este ano a Semana do Meio Ambiente tem com tema o Ano Internacional de Florestas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Prefeitura de São José aderiu à campanha mundial, que visa sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação das florestas para a manutenção da vida no planeta. Paineis, palestras, peça de teatro e concurso destacarão e abordarão a situação das florestas na nossa região.

Em São Francisco Xavier, o ponto de encontro será Praça Cônego Manzi, que terá atividades concentradas neste sábado (4) e domingo (5) com exposição de projetos e programas ambientais, rua de lazer, oficina de planadores, apresentação teatral e shows musicais.

No Parque da Cidade, a programação começa neste domingo (5) com um passeio ciclístico ecológico no entorno do Parque aberto ao público e com a participação de ciclistas do grupo PedalaVale. A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, também no domingo, às 10h30, dará início à feira ambiental que seguirá até o dia 8 de junho.

Concurso

Para estimular a reflexão sobre o tema, a Prefeitura lança um concurso cultural, no qual a população é convidada a criar e gravar uma mensagem audiovisual respondendo à questão “Pra você, qual a importância das florestas?”. Os participantes vão concorrer a camisetas da Semana do Meio Ambiente. O regulamento do concurso está disponível no site da Prefeitura www.sjc.sp.gov.br, onde também se encontra a programação completa da Semana do Meio Ambiente.




Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários