Vice-Presidente do IPCC, Pesquisadora do INPE Destaca a Ciência na COP 24

Caro leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (13/12) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que a pesquisadora do instituto e Vice-Presidente do IPCC , a brasileira Dra. Thelma Krug, destacou durante COP 24, em Katowice, na Polônia, que a Ciência dá base para a construção política soberana e que os relatórios científicos do IPCC oferecem diferentes opções de caminhos e suas respectivas consequências para lidar com as mudanças climáticas.

Duda Falcão

NOTÍCIA

Vice-Presidente do IPCC, Pesquisadora
do INPE Destaca a Ciência na COP 24

Por INPE
Publicado: Dez 13, 2018

São José dos Campos-SP, 13 de dezembro de 2018

Cientista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Thelma Krug compõe a vice-presidência do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), das Nações Unidas. Durante a COP 24 em Katowice, na Polônia, a pesquisadora tem enfatizado que "a Ciência dá base para a construção política soberana e que os relatórios científicos do IPCC oferecem diferentes opções de caminhos e suas respectivas consequências para lidar com as mudanças climáticas".

Principal oradora na reunião de inventário Pré-2020 na COP 24, Krug frisou a importância de realizar mudanças em larga escala nos sistemas energéticos, agrícola, de uso e ocupação da terra e econômico para limitar o aquecimento global a 1,5ºC.

Estabelecido em 1988, o IPCC sempre contou com a participação ativa do INPE. Um marco desta atuação aconteceu na Eco 92 ou Rio 92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que reuniu no Brasil mais de uma centena de chefes de Estado.

Atualmente, além de Thelma Krug, pesquisadora da Coordenação de Observação da Terra do INPE, também integram o IPPC Jean Ometto e Lincoln Muniz Alves, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto. Os dois cientistas foram selecionados pelo Conselho deste Painel da ONU para realizar seu próximo relatório, que deve ser concluído até 2022.

Mais informações sobre o IPCC: https://www.ipcc.ch/reports/ipcc-30th-anniversary/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários