Universitários da UNIVAP Lançam Foguete VLO-1

Olá leitor!

Segue abaixo um interessante artigo postado dia (03/12) no site da revista eletrônica Defesa TV, destacando que alunos do último período do Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço da Universidade Vale do Paraiba (UNIVAP), lançaram na ultima sexta-feira (30/11), um foguete denominado de “VLO-1 (Veículo Lançador de Ovos) que tinha como objetivo trazer um ‘ovo’ intacto ao solo, missão esta que foi cumprida com êxito.

Duda Falcão

ARTIGO

Universitários Lançam Foguete VLO-1

Por Yam Wanders
Defesa TV
Texto: Mateus Santos De Paula Vieira/UNIVAP
3 de dezembro de 2018

Foto por Mateus de Paula Vieira/UNIVAP
Foguete acadêmico VLO-1.


A Universidade do Vale do Paraíba lançou na sexta-feira 30 de novembro o Foguete Acadêmico VLO–1, o “Veículo Lançador de Ovos–1” foi desenvolvido pelos alunos do último período do curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço, como projeto final da disciplina “Veículos Lançadores” ministrada pelo Prof. Silas C. de Matos. A missão era levar um ovo junto ao foguete até altura de 100 metros e recuperá-lo intacto após o voo, para isto foi desenvolvida em impressora 3D uma ogiva capaz de servir como compartimento de carga útil e célula de sobrevivência.

Foto por Mateus de Paula Vieira/UNIVAP
Foguete acadêmico VLO-1.

O sistema de recuperação por paraquedas traz a ogiva de volta ao solo de forma segura para evitar impactos com o solo.  Foram 3 meses de projeto e testes, o trabalho em equipe se dividiu entre aerodinâmica, estruturas, carga útil, sistema de recuperação, base de lançamento e propulsão, porém todos participaram do desenvolvimento geral, podendo aprender na prática como é o processo de desenvolvimento de um foguete de sondagem.


Segundo o Prof. Silas C. de Matos, o ovo simula um corpo frágil, em analogia a um satélite ou experimento embarcado que possa vir a ser levado ao espaço por meio de um foguete. O voo ocorreu sem problemas, após o foguete atingir o apogeu a ogiva contendo o ovo foi ejetada, o paraquedas trouxe toda a carga útil de volta ao solo e pôde-se constatar que o ovo estava intacto, missão cumprida.



Fonte: Site da revista eletrônica DefesaTV http://defesa.tv.br

Comentário: Pois é leitor, mais uma universidade que dá a oportunidade aos seus alunos de se aventurar por este fantástico mundo do Espaçomodelismo.  O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza ao Prof. Prof. Silas C. de Matos e aos alunos do último período do curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço da UNIVAP pela missão cumprida. Well Done galera. Sucesso para vocês. Aproveitamos para agradecer a nosso leitora Mariana Amorim Fraga pelo envio desta notícia.

Comentários