Carreira - Saiba Tudo Sobre Engenharia Aeroespacial

Olá leitor!

Segue abaixo um interessante artigo postado ontem (10/12) no site do Educa Mais Brasil (E+B Educação) tendo como destaque o que você precisa saber para cursar e atuar na área de Engenharia Aeroespacial.

Duda Falcão

CARREIRA

Saiba Tudo Sobre Engenharia Aeroespacial

O curso forma engenheiros com habilidades para construir veículos aeroespaciais

Por Gabriele Silva
Fonte: E+B Educação 
10/12/2018


A Engenharia Aeroespacial é um campo pouco difundido da engenharia. Por isso, é comum surgirem dúvidas nos estudantes entre a Engenharia Aeroespacial ou Aeronáutica. A primeira está mais relacionada aos veículos que operam no espaço do universo não ocupado por corpos celestes, para além da camada atmosférica, enquanto a Engenharia Aeronáutica tem como ênfase as aeronaves de voos atmosféricos. Como forma de trazer mais informações sobre essa importante área da engenharia, criamos essa postagem com tudo sobre Engenharia Aeroespacial. Confira:

Curso Engenharia Aeroespacial

A graduação em Engenharia Aeroespacial forma engenheiros com amplos conhecimentos e habilidades para a construção de veículos aeroespaciais, como satélites, foguetes, lançadores, entre outros. O curso tem duração média de cinco anos, sendo ofertado com a titulação de bacharelado. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), essas são as faculdades de Engenharia Aeroespacial:

- Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
- Centro Universitário União das Américas (UNIAMÉRICA)

A formação do aluno é dividida em dois grandes momentos: conhecimentos básicos e específicos: Ao longo dos dois primeiros anos do curso, o estudante tem acesso a disciplinas das ciências básicas para a formação em engenharia, como física, química e matemática. Durante os três últimos anos do curso, o aluno estuda matérias específicas da área. Propulsão, Mecânica Estrutural, Materiais, Controle, Mecânica de Voo são conteúdos desse momento da grade curricular da Engenharia Aeroespacial. O programa do curso é completado pelas disciplinas optativas, estágio obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Mercado de Trabalho e Área de Atuação Engenharia Aeroespacial

engenheiro aeroespacial é um profissional com uma formação multidisciplinar, o que lhe possibilita atuar em diferentes áreas da engenharia. Dessa forma, terá habilidades para projetar, controlar e testar sistemas do setor aeroespacial, atuar com o desenvolvimento e avaliação desses sistemas, sejam eles de propulsão, mecânico, energia, etc.

A graduação também permite trabalhar com pesquisas que ampliem os conhecimentos na área, em universidades, institutos de pesquisa e empresas do setor aeroespacial. Além disso, a carreira na Engenharia Aeroespacial pode ser desenvolvida no setor industrial, e em institutos e órgãos do Setor Aeroespacial e de Defesa. O perfil do engenheiro aeroespacial exige do profissional habilidades para projetar sistema aeroespacial, aplicar os conhecimentos matemáticos, químicos e físicos na engenharia aeroespacial, analisar custos de projetos, entre outras.


Fonte: Site da E+B Educação - https://www.educamaisbrasil.com.br

Comentários