sexta-feira, 1 de julho de 2016

Alunos do Projeto Circuito Espacial Visitam CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (29/06) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que o centro recebeu no dia 27/06 a visita de 25 estudantes do terceiro ano da rede estadual de ensino do Maranhão, como parte projeto Circuito Espacial nas Escolas.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Alunos do Projeto Circuito Espacial Visitam CLA

Publicado: 29 Junho 2016
Última atualização em 29 Junho 2016


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu nesta segunda-feira (27/6) 25 estudantes do terceiro ano da rede estadual de ensino como parte projeto Circuito Espacial nas Escolas.

Essa foi a primeira visita das quatro que serão realizadas até  o final de 2016, com os alunos selecionados com as melhores notas das escolas participantes do projeto.

No CLA os alunos assistiram o briefing de apresentação do  Centro, visitaram o Centro de Controle, onde ocorre a coordenação das operações de lançamento realizadas no CLA. Na sequência, puderam ainda realizar a visita pelas instalações do Setor de Preparação e Lançamento (SPL), Prédio de Segurança, Prédio de Depósito de Propulsores, o Prédio de Preparação de Propulsores, o Centro de Controle Avançado. Ainda no SPL, os alunos foram até à Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de preparação e lançamento do principal foguete de fabricação nacional, o Veículo Lançador de Satélites (VLS).

Os estudantes puderam conhecer de perto a logística da unidade estratégica da Força Aérea Brasileira responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais no país e a carreira militar.

“Essa visita exalta o sentimento de patriotismo, pois é uma atividade que temos no nosso País e desconhecida por muitos. Brevemente gostaria de ver um satélite 100% brasileiro, produzido e lançado pelo Centro.”  diz Victor, aluno  Colégio Militar Tiradentes.

O Projeto

O projeto é uma parceria do CLA com o Governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria Estadual de Educação e tem por objetivo despertar o interesse dos estudantes por áreas ligadas à ciência e tecnologia.

Dividido em dois momentos possibilitará a professores e alunos a compreender os programas espaciais, conhecer a realidade  do Centro de Lançamento de Alcântara.

Até o final do ano, o Circuito Espacial percorrerá outras escolas da rede estadual e selecionará outros estudantes para visitar o espaço.


Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário