O PEB Precisa de Desafios, Tanto Quanto Precisa de Comprometimento

Olá leitor!

Recentemente pesquisadores da NASA se utilizando da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter”, que se encontra atualmente em órbita lunar, descobriram sinais geologicamente recentes de erupções vulcânicas em nossa LUA e o nosso leitor poderá saber mais sobre esta descoberta pelo vídeo abaixo.


Esta notícia leitor me fez recordar que a história da humanidade foi construída por aqueles que aceitaram desafios, e passo a passo foram derrubando todas as barreiras que dificultavam o desenvolvimento científico, tecnológico de nossa espécie, e assim nos levando a civilização (boa ou má, depende do ponto de vista que se olha) que temos hoje.

Ora, diante disto leitor não há como negar que o sonho e o desafio aliados evidentemente à curiosidade humana têm sido as molas mestras para o desenvolvimento de nossa civilização, e com programas espaciais não é diferente.

Drª. Rosaly Lopes em Bezerros (PE)
Sendo assim, lembrei-me leitor que segundo se diz a maior vulcanologista do mundo é ninguém mais do que a pesquisadora brasileira do Jet Propulsion Laboratory da NASA, Drª. Rosaly Lopes, que tem demonstrado ser uma pessoa bastante acessível e interessada em ajudar de alguma forma o seu país, como vem ocorrendo na área de educação onde ela mantém há anos uma parceria bem sólida e construtiva com o Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA) da cidade de Bezerros (PE), núcleo este coordenado pelo Prof. Marcos Luna.

Diante disto pensei com os meus botões: Poxa será que algum dos grupos que atuam na área de pequenos satélites no Brasil não teriam o interesse em desenvolver (com a participação da Drª Rosaly Lopes) uma missão lunar de baixo custo usando uma plataforma pequena para pesquisar essas evidencias de erupções vulcânicas na LUA?

Pois é leitor, como ocorre através do mundo, o Programa Espacial Brasileiro (PEB) além de precisar do comprometimento do governo e de suas instituições, bem como da Sociedade Brasileira, precisa também estabelecer verdadeiros desafios para sua comunidade científica, de outra forma não seremos capazes de transformamos definitivamente a cara desta secular promessa chamada Brasil.

Vamos à luta, se movimentem, não esperem as coisas acontecerem, quem sabe faz a hora, já dizia na década de 60 do século passado o compositor Geraldo Vandré em seu hino popular contra ditadura. Ou será que de lá pra cá a Sociedade Brasileira não aprendeu nada?

Bom, aproveitamos para agradecer ao nosso amigo Carlos Cássio Oliveira (presidente do CEFAB) pelo envio deste vídeo, o que nos motivou escrever esta nota.

Duda Falcão

Comentários

  1. "Diante disto pensei com os meus botões: Poxa será que algum dos grupos que atuam na área de pequenos satélites no Brasil não teriam o interesse em desenvolver (com a participação da Drª Rosaly Lopes) uma missão lunar de baixo custo usando uma plataforma pequena para pesquisar essas evidencias de erupções vulcânicas na LUA?"

    É uma ideia fantástica, Duda. Lembrou-me do desafio que o Eng. Msc. Lucas Fonseca levou para o grupo Zenith da USP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brehme!

      Pois é jovem amigo, são ideias e atitudes como essas que contribuem para a mudança das coisas, do amadurecimento da sociedade e evidentemente no desenvolvimento do país. Ficar esperando que o governo da Ogra faça algo, só contribui para o futuro negro que essa energúmena e sua trupe estão construindo para o Brasil. É preciso se mexer e ter boas ideias que ajudem e estimulem toda a Comunidade Científica e Educacional Brasileira (e não só aquela ligada ao PEB) caminhar na direção do desenvolvimento, só assim chamaremos a atenção da Sociedade e conseqüentemente lutar de forma igualitária com esses populistas de merda pelo seu apoio.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Possa ser que apareça algum interessado futuramente, já que a tecnologia cubesat começou a ser estudada nas universidades e em institutos federais.

      Excluir
    3. Por sinal, nossa missão lunar foi uma ideia da própria Rosaly, que indicou uma pessoa do grupo dela pra conversar com nosso pessoal. Infelizmente não conseguimos tocar a ideia pra frente com parceria deles, mas continuamos trabalhando no projeto.

      Saiu uma competição da NASA para LunarCubes, infelizmente apenas empresas americanas podem participar, e eu sendo brasileiro, não posso nem fazer parte de nenhum time lá cadastrado.

      Pelo valor pago pela NASA para o programa, bem que a AEB poderia promover algo parecido. Já que teremos mesmo o Cyclone 4 por aí, que façam essa boa ação usando ele.

      Excluir
    4. Eu recebi um email de um dos membros da Space Generation Advisory Council (SGAC) sobre um evento que ocorrerá ano que vem na Europa sobre cubesats em missões de espaço profundo.

      "Nano-satellites deployed from carrier spacecraft - a paradigm shift in planetary sciences?"
      http://meetingorganizer.copernicus.org/EGU2015/session/18433

      Excluir
  2. " ESTADO INDIGNAÇÃO: UMA PEQUENA PARCELA DE CULPA - A QUEM CONFIAR AS NOSSAS DIVISAS ? "

    A Bíblia é bem clara e taxativa, já se prévia o nefasto da corrupção do parlamentar e dos megas empresários . Em Jeremias 17:5 exemplifica o fato: Eis o que diz o Senhor: - " Maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz o seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor'.
    Em pauta temos o " PETROLÃO", cujo o maior escândalo de roubalheira da nossa história, porque não dizer MUNDIAL. Triste afirmar que é mais um RECORDE de mal exemplos para outras nações.
    Onde os desvios de cifras ( BILLLLHHHHHÕOOOOOEEEESSS ! ) de dinheiros públicos serviriam para o nosso sofrível PEB, foram de forma ilícita e leviana, desviados covardemente pelas células cancerígenas que atrasam nosso progresso científico, OS POLÍTICOS ATUANDO NA PETROBRAS.
    Associados as profecias do amigo Duda, que sempre se expressou com clarividências, disse-me várias vezes: - " O ( X) da questão está ligada diretamente no CARÁTER da sociedade brasileira , as mudanças tem que ser atingidas em todas as áreas permeiam o seio social ".
    E esse caráter é um conjunto de características que tocam todos os dados relativos á " MANEIRA DE AGIR COM DIGNIDADE E RESPONSABILIDADE", de um individuo ou de um grupo seleto, que dirigem a nosso solo pátrio ( Parlamentares e Empresários das grandes estatais). É um feito puramente de consciência moral, se é que todos tem, a esta altura dos acontecimentos, duvido muito sua autenticidade ! É a firmeza e determinantes das atitudes, em não deixar de hipótese alguma, SUJAR sua reputação perante a credibilidade da sociedade que não é burra ou imbecil. Pergunto para esses senhores, que estudaram tanto, e que todos morreram na praia da justiça, em breve!. Qual é a verdadeira importância do sacrifício em construir uma nação as bases de verdade? Qual o exemplo que essas pessoas deixaram para sua prole no futuro? Como esses indivíduos se assentaram nas messas para deglutir um bom almoço com suas parentelas ? Sabendo eles que larapiaram o nosso BRASIL, pela GANÂNCIA embutidos nos 7 pecados capitais?
    Digo e confesso com tristeza! hoje e muitos grupos e institutos estão dependendo de uma simples ajuda financeira para realizar e tocar os grandes projetos, para o crescimento científico do país. Estamos atrelados a conviver com este abstrato, que destore aos poucos, nossa habilidade, minando nossas forças.
    O caráter quando é forte, não se deixa levar por alguma proposta de uma via mais fácil para realização de algo particular ambicioso. mesmo se aquele momento parecer ser o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha da personalidade do individuo.
    A maioria das pessoas envolvidas nesse e tantos outros escândalos são conhecidas como " SEM CARÁTER", ou mau caráter, geralmente é qualificada como desonestas, pois apresentam frieza de princípios ou de mal conduta COMPULSIVA.
    Analisando com expressiva razão, cheguei há uma triste conclusão: O amigo Duda está mais do que certo! assumindo ou não - todos nós temos um dedo mindinho na lama. Afinal! quem de nós no passado:
    A - Cedeu uma cervejinha extra para um guarda de trânsito ( Suborno);
    B - Repassou um escritura (qualquer) por valor bem maior do correto;
    C - Recebeu um troco bem acima do valor correto e se apropriou das cédulas extras;
    D - Colocou na prática o dito: " Farinha pouca o meu pirão primeiro...";

    ResponderExcluir

Postar um comentário