Jornada Espacial Reúne 95 Alunos e Professores de Ensino Médio no DCTA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (19/11) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que a Jornada Espacial reúne 95 alunos e professores de ensino médio no DCTA.

Duda Falcão

Jornada Espacial Reúne 95 Alunos e
Professores de Ensino Médio no DCTA

Ten Gabrielli
19/11/2014

Fotos: Rogério Castro/AEB

“O mais interessante deste evento é que os alunos descobrem um Brasil que eles não conheciam”, afirma o pesquisador do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), José Bezerra Pessoa Filho, sobre a XI Jornada Espacial, que, desde o último domingo, 16, reúne 95 alunos e professores de ensino médio no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Os 56 estudantes, entre 16 e 19 anos, e os 39 professores, que são provenientes de 20 estados, além do Distrito Federal, tiveram as melhores notas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que aconteceu  em quase 10 mil escolas por todo país no início deste ano. Até a próxima sexta-feira, 21, o grupo terá programação composta de palestras e atividades práticas. Na noite de terça, 18, aconteceu uma visita ao Observatório Astronômico do IAE, e, na próxima quinta-feira, 20, terão uma oficina teórica e prática sobre foguetes de garrafa PET, que serão construídos e lançados pelos alunos no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).

Segundo o pesquisador José Bezerra, um  dos organizadores do evento desde a primeira edição, em 2005, a Jornada serve para  mostrar aos alunos a estrutura que o país dispõe nas áreas espaciais, através de visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e DCTA e interação com pesquisadores, além de prover novas ferramentas didáticas aos professores. “A Jornada também desperta interesse e vocação desses jovens para seguir carreira aeroespacial. Temos um aluno do Colégio Militar de Brasília que participou da primeira e segunda Jornadas, depois fez o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e hoje trabalha com tecnologia espacial”, conta o pesquisador.

O sonho em cursar o ITA é compartilhado pelo estudante Jonathas Sousa Santana, 17 anos, que veio de Roraima para participar da Jornada pela primeira vez. Ele conta que foi o professor de física que lançou o desafio para participar da OBA, e foi necessário estudo extra, visto que as disciplinas de astronomia e astronáutica não fazem parte do currículo. “O que eu imagino para o futuro é poder voltar a São José dos Campos, desta vez como aluno de engenharia aeroespacial do ITA, e sei que divido esse sonho com muitos colegas e amigos”, afirma o estudante.

Entre 7 a 12 de dezembro deste ano, haverá uma nova edição da Jornada Espacial, desta vez sediada em Natal, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), quando os estudantes vão poder acompanhar um lançamento real, de um Foguete de Treinamento Básico (FTB).



Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentários

  1. A essa altura do campeonato, estudantes entre 16 e 19 anos e professores de 20 estados, "terão uma oficina teórica e prática sobre foguetes de garrafa PET".

    É a imagem perfeita da nossa situação. Esse pessoal deveria estar sendo apresentado a projeto de impressão em 3D de pequenos motores a combustível sólido. Ou se isso não fosse possível, no mínimo estar fazendo experimentos com os inúmeros kits existentes, inclusive no mercado nacional de mini foguetes movidos à combustível sólido.

    Mas como por aqui a AEB brinca de programa espacial, tudo bem, vamos continuar considerando nossos estudantes dessa faixa etária (16 a 19 anos), como incapazes de lidar com algo mais sério do que foguetes de garrafa PET.

    Isso ilustra bem a "filosofia" que direciona as iniciativas educacionais desses "governos". Mantendo os estudantes no nível que ELES consideram ideal.

    Mais um absurdo. Tratar nossos estudantes como se eles tivessem algum tipo de limitação.

    Mas deveria ser assim.

    Estudantes, comecem a EXIGIR mais do que lançamentos de garrafas !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário