Rede de Telescópios dos BRICS Irá Estudar 'Fenômenos Astronômicos Transitórios'
Caros entusiastas das ciências espaciais!
No dia 3 de julho, o portal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) informou que uma Rede de Telescópios dos BRICS será utilizada para o estudo de fenômenos astronômicos transitórios. A participação brasileira na iniciativa será coordenada pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), com a colaboração de outras unidades de pesquisa vinculadas ao MCTI.
Imagem: Divulgação Agência Brasil
De acordo com a nota do portal, um memorando de entendimento assinado por Brasil, China e África do Sul criou uma rede de pesquisa para estudar fenômenos astronômicos transitórios. Assinado em maio, o acordo instituiu a rede de observação Gotta–Brics Pathfinder Network. O objetivo da Global Open Transient Telescope Array é ampliar a estrutura de observação de fenômenos astronômicos de curta duração, também chamados de fenômenos transitórios.
No Brasil, a participação é coordenada pelo Laboratório Nacional de Astronomia (LNA), unidade de pesquisa do MCTI, por meio do Observatório do Pico dos Dias, na Serra da Mantiqueira em Minas Gerais. A rede também conta com participação de observatórios na China, Xinglong e Lenghu, e o Observatório Astronômico Sul-Africano.
Explosões estelares, variações de brilhos e outros eventos dinâmicos do cosmos são exemplos de fenômenos transitórios. Também fazem parte do memorando outras unidades de pesquisa do MCTI com atuação em astronomia e instrumentação, como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Observatório Nacional (ON) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Além da cooperação em observação astronômica, a iniciativa busca desenvolver novas tecnologias para operação de redes distribuídas de telescópios, incluindo o uso de inteligência artificial embarcada para observações em tempo real. A proposta também prevê a criação de infraestrutura compartilhada de dados e ações voltadas à formação de recursos humanos.
A Gotta-Brics-Pathfinder funcionará ainda como uma etapa preparatória para a futura integração ao projeto Brics Intelligent Telescope and Data Network (BITDN), iniciativa de maior escala voltada à cooperação científica e tecnológica entre os países do bloco.
“Este Memorando de Entendimento formaliza uma visão compartilhada entre Brasil, África do Sul e China para construir uma rede colaborativa de observação astronômica e ampliar a participação de nossos países nas grandes iniciativas científicas internacionais. Mais do que uma parceria entre instituições, trata-se de um investimento conjunto em cooperação, inovação e formação de capacidades para as próximas décadas que permitirá aproximar ainda mais os demais países do Brics+ na área de astronomia”, afirma o diretor substituto do LNA, Luciano Fraga.
Sobre a Gotta-Brics-Pathfinder
A Gotta-Brics-Pathfinder é uma rede internacional em construção que reúne instituições científicas do Brics para desenvolver uma infraestrutura colaborativa de observação astronômica. O projeto busca testar modelos de operação coordenada, ampliar a cobertura observacional global e apoiar futuras iniciativas científicas internacionais na área da astronomia do domínio do tempo.
Com informações do LNA
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário