Navollo Aerospace Anuncia Início de Projeto de Motor-Foguete de 25kN Para Ser Usado em Voo de Veículo Protótipo
Caros entusiastas da atividades espaciais!
Pois é, amantes do espaço: a startup brasileira Navollo Aerospace — parceira da Shamal Space no projeto do bem sucedido Picosatélite Shamal-Navollo LEPTONSat — publicou, na noite de ontem (10/12), uma nota em sua página oficial no LinkedIn que, no mínimo, chama a atenção. O comunicado é bastante curioso e deve interessar especialmente aos entusiastas da área de foguetes no Brasil como eu, ainda que tenha sido acompanhado por uma imagem que aparenta ter sido gerada por IA, considerando o teor do texto que a acompanha. Seguiremos atentos a essa história e, quem sabe, poderemos realizar uma live especial com o CEO da empresa, Alexander Melo, para esclarecer melhor todos os detalhes dessa história. Confira a nota da Navollo abaixo na íntegra:
Estamos começando do zero absoluto hoje. E acabamos de travar o nosso alvo no calendário. 🎯
No setor aeroespacial, promessas são fáceis. Entregar hardware funcional é brutalmente difícil. Na Navollo Aerospace, escolhemos o caminho difícil.
Tenho o orgulho de apresentar nossa missão. Não somos apenas uma marca; somos um projeto de engenharia focado em resultados tangíveis:
🗓️ O Prazo: Meados de Novembro de 2026.
🚀 O Objetivo: Realizar o primeiro teste de voo (Hop) do nosso veículo protótipo.
🔥 O Coração: O motor SD-25 (ilustrado em conceito). Uma homenagem à engenhosidade de Santos Dumont, projetado para entregar 25kN de empuxo que viabilizará nossa visão.
Por que anunciar agora, no estágio inicial? Porque queremos documentar a realidade da engenharia. Sem filtros. Do CAD ao corte do metal, dos desafios na bancada de testes até a ignição.
Convido engenheiros, entusiastas e visionários a acompanharem essa construção. A jornada será pública.
Inscreva-se no nosso canal para os futuros updates técnicos: @NavolloAerospace (link nos comentários).
O relógio começou a correr.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

%20Publica%C3%A7%C3%A3o%20LinkedIn.png)
Boa tarde Duda e Prof. Rui, achei interessante a ideia apresentada pela Navollo Aerospace. Fui pesquisar no LinkedIn da empresa e encontrei uma "promessa" similar de anos atrás.
ResponderExcluir"Visão geral
A empresa nasceu da vontade e paixão pela conquista e exploração do espaço.
Com tecnología própria está desenvolvendo seu primeiro foguete reutilizável com payload de até 150kg. O primeiro motor SD-25, de propelente liquido, com empuxo de 25kN, deverá ser prototipado até Jan/2023. E o primeiro teste em baixa altitude do foguete até Jan/2024."
E agora vem a mesma história do mesmo motor. Será que sai dos mockups de IA? Ou será mais uma "promessa" desse Brasil?
Olá Paulo!
ExcluirTudo bem? Duda Falcão falando. Olha, com relação ao motor-foguete já tínhamos essa informação. Já com relação a mensagem deles que você postou sobre o primeiro foguete reutilizável com payload de até 150kg e as datas citadas, na verdade não tínhamos conhecimento. Quanto a sua pergunta Paulo, o que eu posso dizer é que o Alexander Melo parece ser uma pessoa determinada e já mostrou isso com a "Missão Shamal-Navollo LEPTONSat Picosatellite Stratotest", que foi realizada com sucesso em tempo recorde em parceria com a Shamal Space. Vamos aguardar e torcer que ele não venha morrer na praia.