LIT/INPE Completa 38 Anos Como Referência Nacional em Integração e Testes de Sistemas Espaciais

Caros entusiastas do BS!
 
No dia 2 de dezembro, o portal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) noticiou que o Laboratório de Integração e Testes (LIT), fundado em 2 de dezembro de 1987, completou 38 anos de atuação, consolidando-se como referência nacional na integração e nos testes de sistemas espaciais.
 
Teste de termo vácuo do painel solar do Amazonia-1B.

De acordo com a nota do portal, neste 2 de dezembro de 2025, o Laboratório de Integração e Testes (LIT) da Coordenação de Manufatura, Montagem, Integração e Testes (COMIT) celebra 38 anos de uma trajetória marcada por dedicação, inovação e referência nacional na área espacial.
 
Desde sua inauguração, o LIT tem papel estratégico para o Programa Espacial Brasileiro ao apoiar a autonomia tecnológica do país, fortalecer a competitividade do setor produtivo nacional e viabilizar programas espaciais em âmbito nacional e internacional. O maior laboratório desta categoria no Hemisfério Sul, o LIT se consolidou como infraestrutura essencial para a montagem, integração e testes de satélites e de seus subsistemas, além de atuar na qualificação de produtos de alta confiabilidade para diferentes setores industriais.
 
PMM (Plataforma Multimissão) do Amazonia-1B (Fase 1PM).

Destaques de 2025
 
Ao longo de 2025, o LIT manteve atuação intensa em projetos estruturantes para o país. Entre as principais atividades desenvolvidas neste ano, destacam-se:
 
* Amazonia-1B em fase de montagem e testes: o laboratório deu continuidade às atividades de montagem, integração e testes funcionais do satélite Amazonia-1B, segundo satélite de sensoriamento remoto totalmente desenvolvido no Brasil. Os trabalhos incluem etapas críticas de avaliação de desempenho e confiabilidade, reforçando o papel do LIT na preparação do satélite para sua missão no espaço.
 
* Atividades com cubesats: outro destaque de 2025 foi a realização de testes de vibração e testes térmicos em cubesats desenvolvidos por universidades brasileiras e por instituições parceiras de países da América do Sul. Esses ensaios foram realizados ao longo de todo o ano e integram os esforços do INPE para apoiar a formação de novas gerações de profissionais na área espacial.
 
PMM (Plataforma Multimissão) do Amazonia-1B (STRs).

Compromisso Com o Futuro
 
Ao completar 38 anos, o LIT celebra um legado construído pela competência de seus técnicos, engenheiros e pesquisadores, que transformaram o Laboratório em referência nacional e internacional. Para a Direção do INPE e para a Coordenação da COMIT, o aniversário marca mais um capítulo de uma trajetória sólida, que continuará contribuindo para o avanço científico do país e para o fortalecimento da indústria espacial brasileira.
 
Amazonia-1B em fase de montagem.

Que os próximos anos sejam ainda mais prósperos, ampliando fronteiras do conhecimento, consolidando parcerias e impulsionando projetos que contribuam para o desenvolvimento tecnológico do Brasil.
 
Amazonia-1B em fase de montagem e testes.

Instrumentação de cubesat para teste térmico.

Teste térmico de cubesat.

Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários