Equipe da Missão MARVEN da NASA Anunciou Ter Pedido o Sinal da Espaçonave MAVEN

Caros entusiastas da atividades espaciais!
 
Foto: NASA
Ilustração mostra a Maven sobre Marte: órbita elíptica cruza com as de outras naves e de Phobos.
 
No dia de ontem (09/12), a página da Missão MARVEN divulgou no portal da NASA que a Espaçonave MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile EvolutioN), em órbita ao redor de Marte, sofreu uma perda de sinal com as estações terrestres na Terra em 6 de dezembro. A telemetria da MAVEN havia mostrado que todos os subsistemas estavam funcionando normalmente antes de ela passar atrás do Planeta Vermelho. Após a espaçonave emergir de trás de Marte, a Deep Space Network da NASA não detectou nenhum sinal.
 
As equipes da espaçonave e de operações estão investigando a anomalia para resolver a situação. Mais informações serão compartilhadas assim que estiverem disponíveis.
 
A espaçonave MAVEN foi lançada em novembro de 2013 e entrou na órbita de Marte em setembro de 2014. O objetivo da missão é explorar a alta atmosfera e a ionosfera do planeta, bem como suas interações com o Sol e o vento solar, para investigar a perda da atmosfera marciana para o espaço. Compreender essa perda atmosférica permite que os cientistas entendam melhor a história da atmosfera e do clima do Planeta Vermelho, da água líquida e da habitabilidade planetária. A espaçonave também funciona como uma estação de retransmissão de comunicações para os rovers na superfície marciana. No ano passado, a MAVEN celebrou seu 10º aniversário em órbita de Marte.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários