NASA Premia Astrobotic Por Sensor Lunar Para Monitoramento de Tráfego e Segurança no Espaço Cislunar

Caros entusiastas do BS!
 
Credit: Space Daily
Ilustrativo.

No dia de ontem (04/12), o portal Space Daily noticiou que a Astrobotic recebeu um Prêmio Fase I do Programa Small Business Innovation Research (SBIR) da NASA para desenvolver o Clavius-S, um sensor de imagem na faixa do visível projetado para detectar e rastrear espaçonaves em órbita lunar baixa a partir da superfície da Lua, em tempo real. A carga útil modular pode voar em uma variedade de missões de pousadores lunares e será integrada aos futuros nós de energia da LunaGrid, criando um serviço em rede de consciência situacional espacial (space domain awareness) para monitorar objetos a 1.000 quilômetros ou mais acima da Lua.
 
De acordo com a nota do portal, o aumento do tráfego em órbita lunar, proveniente de missões governamentais e comerciais, está elevando a necessidade de novas capacidades de rastreamento que apoiem avaliação de conjunções, identificação de objetos e monitoramento de segurança ao redor da Lua. Sensores terrestres enfrentam limitações de alcance e brilho, enquanto sensores orbitais precisam lidar com luz difusa, a menos que operem abaixo dos alvos com anteparos grandes; já sensores baseados na superfície lunar se beneficiam de menor distância, redução da interferência da luz refletida e plataformas de observação estáveis.
 
O Clavius-S está sendo desenvolvido para operar durante os extremos térmicos da noite lunar, limitações de comunicação e exposição ao pó, enquanto mantém desempenho contínuo de rastreamento. Implantados em pousadores lunares dos EUA e nos planejados nós de energia da LunaGrid da Astrobotic, os sensores ficarão próximos ao tráfego acima deles e poderão ser orientados para reduzir o brilho da luz refletida da Lua, melhorando as observações de espaçonaves e detritos em órbita lunar baixa, incluindo objetos que não transmitem sinais.
 
“O Clavius-S traz um novo nível de consciência ao ambiente lunar”, disse o Dr. Andrew Horchler, Cientista-Chefe de Pesquisa da Astrobotic. “À medida que mais espaçonaves viajam para a Lua, precisamos de ferramentas que ajudem os operadores a entender o que está em órbita, para onde está se movendo e se representa uma ameaça para missões críticas. Este sensor foi desenvolvido para fornecer esse tipo de insight diretamente da superfície.”
 
O sensor usa o módulo de computação de bordo da Astrobotic, com visão computacional acelerada por hardware, para detectar objetos se movendo em velocidades orbitais em tempo real. O prêmio da NASA se baseia em mais de uma década de trabalho da Astrobotic em sensores ópticos de navegação autônoma e hardware de missão lunar, além de cinco anos de desenvolvimento em tecnologias de consciência situacional espacial e detecção de detritos orbitais.
 
Os sensores SSA da Astrobotic empregam ópticas personalizadas de alta vazão, adaptadas para vigilância espacial, detectores de imagem altamente sensíveis e computadores espaciais de última geração. Eles usam algoritmos avançados para buscar e detectar objetos e espaçonaves extremamente tênues no espaço cislunar e na órbita da Terra.
 
Com múltiplas unidades Clavius-S distribuídas pela superfície lunar, a Astrobotic planeja oferecer consciência situacional espacial como um serviço para usuários governamentais e comerciais. Paralelamente, a empresa está preparando uma variante orbital, o Clavius, para apoiar clientes civis, de defesa e comerciais que necessitam de monitoramento em todo o volume cislunar.
 
A Astrobotic busca, em última instância, disponibilizar uma família escalável de sensores operando a partir da superfície da Lua, ao longo do espaço cislunar, em órbita terrestre e a partir de outros pontos de observação onde seja necessário rastreamento persistente de objetos espaciais.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários