A Navollo Aerospace Anunciou Que, Nesta Semana, Concentrará Seus Esforços no Desenvolvimento do Impeller da Turbobomba do Seu Motor-Foguete Líquido SD-25
Prezados entusiastas das atividades espaciais!
Na última sexta-feira (19/12), o CEO da startup brasileira Navollo Aerospace, Alexander Melo, divulgou
mais uma nota de atualização sobre o motor-foguete líquido SD-25, com
empuxo de 25 kN, atualmente em desenvolvimento pela empresa — projeto já
noticiado anteriormente pelo BS.
Confira, a seguir, a íntegra da nota divulgada:
Antes de acendermos o fogo, precisamos dominar o fluxo.
Um motor de foguete de 25kN (nosso SD-25) é essencialmente
uma bomba gigantesca que por acaso cospe fogo. Para atingir nossa pressão de câmara
alvo de ~50 bar, precisamos mover propelente criogênico de um tanque parado
para uma fornalha de alta pressão em milissegundos.
Esta semana, nosso foco total está no coração desse sistema:
O Impeller da Turbobomba. Esta peça única de metal precisa girar a dezenas de milhares de RPMs, lidando
com cavitação brutal e estresse mecânico extremo.
Na Navollo Aerospace, não estamos construindo apenas para
voar uma vez.
Estamos construindo para a reutilização.
Isso muda tudo na engenharia:
1. O Material: Esqueça o
alumínio comum. Estamos selecionando superligas exóticas (como Inconel
ou Titânio de grau aeroespacial) capazes de manter suas propriedades sob
ciclos térmicos e de estresse repetidos.
2. A Usinagem: A geometria
das pás é complexa, exigindo usinagem CNC de 5 eixos de altíssima
precisão. Um mícron fora e a eficiência cai ou a vibração destrói a
bomba.
Nossa estratégia atual: validar este design crítico usando
acionamento elétrico em bancada. Testamos a hidráulica e a resistência antes de
integrá-lo ao sistema pirotécnico.
É o caminho difícil, peça por peça, em direção ao voo de 2026.
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