O IAE e a Startup Brasileira 'Edge of Space' Realizaram Conjuntamente Ensaio de Queima de Motor-foguete Com Tecnologia de Propulsão Híbrida

Prezados amantes das atividades espaciais!
 
Imagens: IAE

No dia 23 de dezembro, o portal do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) noticiou que havia realiza um ensaio inédito de queima de motor com tecnologia de propulsão híbrida.
 
De acordo com a nota do portal, o IAE, organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou em novembro um ensaio de queima de motor foguete com tecnologia de propulsão híbrida, no banco de ensaios do Laboratório de Ensaios de Propulsão (LEPR), da Divisão de Propulsão (APR).
 
O ensaio de queima de motor foguete utilizou propelente líquido buscando habilitar o setor de propulsão espacial do IAE para a realização de ensaios de desenvolvimento envolvendo sistemas criogênicos(*) aplicados à propulsão híbrida. Para isso, o banco de testes passou por atualizações que possibilitaram a execução do primeiro ensaio em banco criogênico com propulsão híbrida do Instituto.
 

O êxito da atividade contou com a parceria estabelecida entre o IAE e a empresa Edge of Space, responsável pelo desenvolvimento e manufatura do grão combustível, com tecnologia nacional, destinado a propulsores híbridos. Essa cooperação está inserida no contexto do projeto “Sistema Propulsivo Híbrido”, do IAE.
 
O ensaio também teve caráter didático, com a realização de uma aula prática para alunos do 3º ano do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A atividade foi conduzida por especialista do setor de propulsão espacial do IAE e professor colaborador do ITA. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura de ensaios em propulsão híbrida, além dos procedimentos operacionais.
 
A campanha contou com o apoio de diversos setores do Instituto. A sinergia entre as diversas equipes envolvidas foi determinante para o sucesso do ensaio, que representa mais um marco na trajetória do IAE e do DCTA, fortalecendo o desenvolvimento de tecnologias estratégicas no contexto do Programa Espacial Brasileiro.
 

(*) Sistema criogênico, em aplicações espaciais, é tecnologia que usa temperaturas extremamente baixas para manter propelentes no estado líquido.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários