A UnB Desenvolve o Primeiro Motor-Foguete Híbrido Brasileiro
Caros entusiastas do BS!
No dia 23 de dezembro, o canal UnBTV, no youtube, da Universidade Federal de Brasília (UnB), publicou um vídeo que anuncia um avanço inédito na área espacial brasileira (veja na íntegra abaixo). Segundo a nota divulgada, o Laboratório de Propulsão Química da instituição (LPQ/FCTE/UnB) desenvolveu o primeiro motor de foguete híbrido do país.
Sem a existência de modelos consolidados no Brasil, a equipe de pesquisadores precisou criar metodologias próprias de projeto e fabricação. Para isso, foram utilizadas ligas metálicas de alto desempenho, resultando em um motor leve — com aproximadamente três quilos — capaz de operar sob condições extremas de temperatura e pressão.
A peça foi produzida por meio de impressão 3D metálica no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, em Joinville (SC). O projeto é fruto de parcerias nacionais e internacionais e é considerado estratégico para o fortalecimento e a autonomia da tecnologia espacial brasileira.
A notícia foi nos enviada gentilmente pelo Sr. Carlos Cássio Oliveira, membro do canal do BS e presidente do Centro Experimental de Foguetes Aeroespaciais da Bahia (CEFAB).
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário