O "Serviço de Telemetria de Foguetes" da Empresa Estadunidense "Viasat" Foi Selecionado pela INNOSPACE Para o Seu Primeiro Histórico Lançamento Comercial a Partir do Brasil

Caros entusiastas da atividades espaciais!
 
Curiosamente, foi anunciado no site da empresa VIASAT que o Serviço de Telemetria de Foguetes desta empresa estadunidense fornecedora de internet via satélites de alta velocidade foi Selecionado pela INNOSPACE para o primeiro lançamento comercial do Foguete HANBIT-Nano a partir do Brasil.
 
Crédito: Website da Viasat
O veículo lançador HANBIT-Nano da INNOSPACE será lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no estado do Maranhão, Norte do Brasil.

De acordo com a nota do portal da própria VIASAT, a fornecedora coreana de lançamentos INNOSPACE selecionou o serviço de telemetria de foguetes desta empresa para o seu primeiro lançamento comercial, marcando a primeira vez em que esse serviço será usado em uma missão comercial transportando cargas úteis de satélite.
 
A missão, atualmente prevista para ocorrer ainda este mês, verá o veículo lançador HANBIT-Nano, da INNOSPACE, transportar um total de oito cargas úteis registradas — incluindo cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais não separáveis — além de um modelo simbólico de branding para a órbita baixa da Terra (LEO), a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no estado do Maranhão, Norte do Brasil. No âmbito dos Serviços de Comunicação, o InRange da Viasat, parte do portfólio de serviços orbitais HaloNet recentemente introduzido, deverá fornecer dados cruciais de telemetria do lançamento e — em mais uma novidade para o serviço — pretende possibilitar a transmissão de vídeo comprimido a partir do veículo lançador.
 
O serviço de telemetria de foguetes foi projetado para fornecer um fluxo contínuo de dados de telemetria durante o lançamento — desde a decolagem até a liberação da carga útil. Diferentemente das redes terrestres tradicionais, que só conseguem se conectar quando o veículo lançador está dentro do campo de visão, o InRange utiliza os satélites geoestacionários em banda L da Viasat, que orbitam a 36.500 km acima da Terra. Isso significa que operadores de lançamento como a INNOSPACE terão a capacidade de monitorar de perto suas missões desde a plataforma até o espaço, com conectividade consistente e confiável proveniente dos satélites geoestacionários.
 
À medida que a demanda pelo lançamento de pequenos satélites no espaço continua a crescer, a INNOSPACE utiliza tecnologia proprietária inovadora baseada em impressão 3D e em uma combinação de diferentes combustíveis — conhecida como híbrida — para fornecer lançadores de pequenos satélites que oferecem acesso ao espaço de baixo custo, confiável e com baixa latência. Embora tenha sede na Coreia, a empresa planeja realizar lançamentos a partir de vários portos espaciais globais, incluindo Brasil, Noruega e Austrália, para maximizar suas capacidades de lançamento para clientes no futuro.
 
Gary Lay, Vice-Presidente de Governo Internacional da Viasat, disse: “A atividade no espaço está aumentando, e a demanda por lançamentos de pequenos satélites está crescendo — em todo o mundo. Empresas como a INNOSPACE são essenciais para atender à crescente demanda por lançamentos eficientes e confiáveis. Estamos animados em apoiar a INNOSPACE em seu lançamento inaugural, que também será o primeiro uso comercial do InRange. Por meio de nossa rede de retransmissão via satélite, podemos ajudar fornecedores de lançamentos a receber dados ao longo de todo o lançamento.”
 
Soojong Kim, fundador e CEO da INNOSPACE, disse: “Estamos orgulhosos de colaborar com a Viasat para o nosso primeiro lançamento comercial a partir do Brasil. A integração do InRange em nossa missão HANBIT-Nano reflete nosso compromisso em aprimorar a confiabilidade do lançamento e a conectividade de dados por meio de parcerias globais inovadoras.”
 
As capacidades de telemetria de lançamento do InRange fazem parte do portfólio HaloNet da Viasat — um grupo abrangente de soluções projetadas para apoiar comunicações espaço-solo na órbita próxima da Terra, para missões governamentais e comerciais.
 
No início deste ano, as capacidades de retransmissão de dados de telemetria da Viasat foram demonstradas com sucesso a bordo do foguete New Glenn, da Blue Origin, como parte do Projeto de Serviços de Comunicação da NASA. A solução também foi selecionada pela empresa britânica Skyrora para uma futura missão de demonstração suborbital de seu veículo lançador Skylark L.
 
Aproveitamos para agradecer publicamente ao jovem Raul Carlos do portal Revista Foguetes Brasileiros por nos ter enviado essa noticia.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários