IAE Concluiu o Desenvolvimento do Sistema Elétrico do Foguete VS-30 V16 da "Operação Potiguar – Fase 02"

Prezados amantes das atividades espaciais!
 
No dia 23 de dezembro, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) anunciou a conclusão do desenvolvimento do Sistema Elétrico do Foguete VS-30 V16, destinado à aguardada “Operação Potiguar – Fase 02”. A missão corresponde ao segundo voo de qualificação da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), em desenvolvimento há quase duas décadas pela empresa Orbital Engenharia.
 
Imagens: IAE

Pois então, de acordo com a nota do portal, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), por meio da Divisão de Eletrônica (AEL), concluiu em novembro, o desenvolvimento das redes elétricas do foguete VS-30 V16, que será utilizado na Operação Potiguar – Fase 02.
 
A última fase do processo foi o Ensaio Dinâmico de Aceitação, realizado com sucesso no mesmo período. Esse ensaio tem como objetivo verificar se todo o sistema elétrico opera de forma integrada e segura, simulando as condições reais de uso a fim de garantir a confiabilidade dos equipamentos para integração ao veículo.
 
No caso do VS-30 V16, a equipe da AEL foi responsável pelo desenvolvimento completo de uma nova rede elétrica de bordo, incluindo o hardware e o software. Também foi desenvolvido o Banco de Controle, um equipamento de solo utilizado para preparar, monitorar e verificar o sistema elétrico do foguete desde os testes finais até o momento do lançamento.
 

“A conclusão deste desenvolvimento reafirma o compromisso da AEL com a excelência técnica e evidencia a capacidade de nossa equipe em manter elevados padrões de desempenho, tanto nos sistemas de bordo quanto nos equipamentos de solo. Este resultado demonstra a solidez das competências da Divisão e seu papel determinante para o sucesso das operações conduzidas pelo IAE”, destaca o Maj Eng Rafael Fernando Heitkoetter, Chefe da AEL.
 
A conclusão dessa etapa representa mais um avanço importante para a Operação Potiguar – Fase 02 e reforça o papel do IAE no desenvolvimento de tecnologias estratégicas para o Programa Espacial Brasileiro.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários