Comitiva Brasileira Vai à França Acertar Detalhes do SGDC

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (10/01) no site “www.teletime.com.br” destacando que uma Comitiva Brasileira vai à França acertar detalhes do Satélite SGDC.

Duda Falcão

SATÉLITE

Comitiva Brasileira Vai à França
Acertar Detalhes do SGDC

Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014, 12h52

Uma comitiva brasileira viaja no próximo sábado, 11, à cidade francesa de Cannes para acertar os detalhes da contratação da Thales Allenia Space para construir o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC). A comitiva, que fica uma semana na França, é formada por representantes de cada órgão envolvido no SGDC.

Segundo apurou este noticiário, o objetivo da viagem é acertar detalhes relativos à especificação do satélite e ao cronograma. Também está na pauta das reuniões o acerto de como será a participação dos cerca de 30 engenheiros brasileiros que acompanharão a construção do satélite.

O contrato com a Thales foi assinado no dia 12 de dezembro e, segundo informa uma fonte, as reuniões na França marcam o início da parte prática do trabalho.

Baseado na plataforma Spacebus 4000, o SGDC levará duas cargas úteis, uma com 50 transponders em banda Ka, oferecendo taxa de transferência de até 80 Gbps, e a outra com 7 transponders em banda X. O satélite pesará cerca de 5,8 toneladas na decolagem e oferecerá mais de 11kW de potência. A construção deve ser concluída em 2016.

O contrato também inclui um centro de controle e de missão, juntamente com posicionamento orbital, teste de aceitação em órbita e suporte operacional, precedido de um programa de treinamento completo para os operadores brasileiros.


Fonte: Site www.teletime.com.br

Comentários

  1. Duas coisas chamam a atenção:

    1 - Já tivemos satélites construídos nessa mesma plataforma, Os "Star One" C1 e C2.

    2 - A perspectiva então é de estar construído em 2 anos. Isso sim é um programa espacial...

    Quem quiser saber mais sobre a plataforma, criei um artigo na Wiki a respeito:
    Spacebus (plataforma de satélite)

    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário