INPE Antecipa Lançamento do CBERS-4

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada ontem (05/01) no site do jornal “O VALE”, destacando que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está antecipando o lançamento do Satélite CBERS-4.

Duda Falcão

REGIÃO

INPE Antecipa Lançamento do CBERS-4

São José dos Campos
January 5, 2014 - 11:32

Foto: Arquivo/O VALE
CBERS em montagem no INPE, em São José.

Uma equipe de técnicos do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos, deve viajar à China para iniciar a montagem do CBERS-4 (satélite sino-brasileiro de recursos terrestres), que pode ter o cronograma de lançamento antecipado de 2015 para dezembro deste ano.

A informação é da AEB (Agência Espacial Brasileira). Os técnicos trabalharão na instalação e testes dos sistemas elétricos do satélite, uma das primeiras etapas da montagem do orbitador.

No final do ano passado, o Brasil propôs à China antecipar o lançamento do novo orbitador, que irá substituir o CBERS-3, que foi lançado em dezembro, mas desapareceu 30 minutos depois.

O satélite foi lançado fora da sua órbita prevista porque o motor do terceiro estágio do foguete chinês Longa Marcha 4B parou de funcionar 11 segundos antes do previsto.

Segundo a AEB, a maior parte dos equipamentos do CBERS-4 já se encontra na China, onde, neste caso, ocorrerá a fase de montagem, integração e testes do satélite.

A AEB e o INPE concordam que o prazo é bastante exíguo, que o risco é desafiador, mas entendem que as equipes técnicas das duas instituições estão capacitadas a concluir o cronograma no novo prazo.

Saiba mais

Antecipação

Brasil quer antecipar o lançamento do CBERS-4, após o fracasso do lançamento do CBERS-3, em dezembro

Equipe

Segundo a AEB, uma equipe de técnicos deve ir para a China para participar da montagem do novo orbitador

Previsão

O CBERS-4, que é gêmeo do anterior, tem previsão de lançamento para 2015

Novo prazo

Brasil quer lançar o satélite em dezembro deste ano


Fonte: Site do Jornal “O VALE” – 05/01/2014

Comentários