Gilberto Câmara Envia da China Carta de Esclarecimento

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (18/08) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando a 'Carta de Esclarecimento' do diretor do INPE, Gilberto Câmara, sobre a matéria publicada hoje no jornal Folha de São Paulo.

Duda Falcão

Esclarecimento

INPE
18/08/2011

Em relação à matéria publicada, hoje, 18 de agosto, na Folha de São Paulo, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, esclarece:

Estimados Senhores,

Matéria publicada na Folha de 18.8.2011 noticia meu pedido de afastamento da direção do INPE e atribui minha saída a divergências com o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Dr. Marco Antonio Raupp. Trata-se de uma afirmação que não corresponde aos fatos presentes e passados.

Tenho grande respeito por Marco Raupp, fruto de 25 anos de convivência. Raupp sempre defendeu o desenvolvimento da ciência e tecnologia brasileiras em todos os cargos públicos que ocupou. Quando foi diretor do INPE, de 1985 a 1988, criou o programa de satélites sino-brasileiros (CBERS) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), duas iniciativas de grande benefício para o Brasil e que o INPE realiza até hoje. Raupp deu grande contribuição como gestor na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e no Instituto Politécnico do Rio de Janeiro.

Tenho plena confiança de que a gestão de Raupp na Agência Espacial Brasileira será marcada por um aumento nos orçamentos e nos recursos humanos do programa espacial, em coerência com seu histórico de serviços ao País. Raupp é um grande cientista brasileiro e merece o respeito da sociedade.

Minha saída do INPE se deve à exaustão causada pela luta diária com uma legislação e com estruturas institucionais totalmente inadequadas a instituições de C&T. Soma-se a frustração pela falta de renovação dos quadros do INPE. É muito desgastante saber que o Brasil corre o risco de perder os excelentes serviços que o INPE presta à sociedade. Nossos melhores especialistas têm mais de 30 anos de casa e podem se aposentar a qualquer momento. Confio na sensibilidade do ministro Aloizio Mercadante e do Dr. Raupp para conseguir soluções adequadas para que o INPE continue a ser uma instituição de excelência e um orgulho para o Brasil.

Pequim, 18 de agosto de 2011

Gilberto Câmara
Diretor do INPE


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Esse esclarecimento do diretor Gilberto Câmara vem confirmar a minha desconfiança de que a informação da matéria do jornal  Folha de São Paulo quanto ao seu suposto desentendimento com o Marco Antônio Raupp não era verdadeira, pois sei da admiração que ambos nutrem um pelo outro, e pelo reconhecimento que toda comunidade espacial tem pelos grandes serviços prestados pelo Raupp durante a sua primeira passagem pelo INPE. Agora, quanto à parte da carta em que o Gilberto Câmara diz confiar na sensibilidade do Aloizio Mercadante não é compartilhada pelo blog, já que aprendemos há anos a não acreditar em contador de histórias.

Comentários