Microsatélite DOVE - O Primeiro Brazuca no Espaço

Olá leitor!

Diferentemente do que grande parte de nossos leitores deve imaginar, o primeiro satélite brasileiro lançado ao espaço não foi o mini satélite SCD-1 (satélite de Coletas de Dados 1) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que como sabemos foi lançado do Centro Espacial Kennedy (EUA) em 09/02/1993, através de um sistema de lançamento composto pelo avião bombardeiro B-52 e pelo Foguete Pégasus, ambos de origem americana.

Surpreendentemente o primeiro satélite brasileiro lançado ao espaço foi o microsatélite amador “DOVE (Digital Orbiting Voice Encoder)” ou “OSCAR 17” como também ficou conhecido.

O microsatélite DOVE - OSCAR 17

Fruto da iniciativa do radioamador brasileiro Junior Torres de Castro (PY2BJO)", o DOVE foi lançado da Base de Kourou, na Guiana Francesa em 22/01/1990 a bordo de um foguete ARIANE-40 H10, da Agência Espacial Européia (ESA).

Segundo consta, o DOVE apesar de ter tido sucesso no lançamento, após algum tempo teve danificado seus equipamentos e o objetivo do seu idealizador na época era transmitir às crianças de todo o mundo mensagens em várias línguas.

Informações Sobre o DOVE

Tipo: Comunicação Amadora
Operador: Radio Amateur Satellite Corporation do Brasil (BRAMSAT)
Configuração: Amsat-NA Microsat
Energia: Células Solares e baterias
Massa: 12 kg
Lançamento: 22/01/1990
Local: Base de Kourou (Guiana Francesa)
Foguete: ARIANE-40 H10 (ESA)
OBS: O DOVE foi lançado na companhia dos seguintes satélites: SPOT 2, UoSAT 3, UoSAT 4, Webersat, Pacsat e o argentino Lusat

Duda Falcão


Fonte: Site Gunter’s Space Page - http://space.skyrocket.de/ entre outros

Comentários

  1. Conforme o próprio Junior me contou, o Dove inicialmente criado para ter uma vida útil de 6 anos, durou 8 anos, até suas baterias se esgotarem. Ainda hoje é possível ouvir suas transmissões, quando ele quer, isto é, quando suas células solares ficam em posição com o Sol. Pode ser ouvido na frequencia 145,825 MHz, utiliza protocolo protocolo AX25.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Me chamo Cristina e sou leiga nesse assunto de satélites, mas gostaria de saber como ouvir a transmissão de um satélite, pois gostaria de ter a sorte de talvez escutar o satélite DOVE como o Luiz Fernando falou no seu comentário. Achei muito linda essa história, pois o lançamento deste satélite foi um sonho do Junior Torres de Castro e o fato de este satélite transmitir mensagens de crianças pedindo por um mundo melhor fez com que o Junior fosse indicado para receber o Prêmio Nobel da Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina!

      Infelizmente eu não tenho como lhe ajudar com essa informação.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Cristina, eu sou radioamador, posso te dar umas dicas de como escutar satélites, e se você se tornar radioamadora até mesmo falar.
      Me mande um e-mail pu5vdv(arroba) gmail.com

      Excluir
    3. isso prova que se unirmos em uma causa teremos capacidade para desenhar ou projetar desenvolver e suprir nossas necessidades com muito criatividade .Temos esta capacidade desde dos tempos longínquos imagina a questão dos baloes controle e navegação, Roberto Landell de MouraO mérito cresce de ponto, em se considerando que os inventores europeus e americanos dispõem de operários mecânicos inteligentíssimos e de fábricas e laboratórios onde escolher as peças que a feitura de seus mecanismos requer. O pe. Landell tem que conceber e executar ele mesmo os aparelhos, sendo a um só tempo o sábio que inventa, o engenheiro que calcula e o operário que forja e ajusta todas as peças de complicadíssimos mecanismos. """ Mas acontece que o humilde sacerdote se fecha em sua modéstia habitual em vez de dormir sobre os louros. Os poucos amigos e admiradores que tem a seu lado são capazes de compreender o sábio e avaliar o valor de seus inventos".!! ""O PARAENSE, DE ACARÁ, JULIO CEZAR ""AMARAL, Fernando Medina do. Do voo dos pássaros à dirigibilidade da navegação aérea. 1ª edição. Conselho Estadual de Cultura. Coleção Cultura Paraense. Série Theodoro Braga. Belém, Pará, 1987"""
      Júlio César Ribeiro de Sousa (Acará, 13 de junho de 1843 — Belém, 14 de outubro de 1887) foi um inventor brasileiro reconhecido como precursor da dirigibilidade aérea. Também foi professor, autor de uma gramática premiada, poeta, jornalista, funcionário público, diretor da Biblioteca Pública do Pará e secretário de Estado.

      Primeiros Passos: Júlio César Ribeiro de Sousa[1] (Acará, 13 de junho de 1843 — Belém, 14 de outubro de 1887) foi um inventor brasileiro reconhecido como precursor da dirigibilidade aérea. Também foi professor, autor de uma gramática premiada, poeta, jornalista, funcionário público, diretor da Biblioteca Pública do Pará e secretário de Estado.
      De família pobre estudou no seminário do Carmo em Belém.
      Praça voluntária em 28 de maio de 1861, transferiu-se para a cidade do Rio de Janeiro, à época capital do império brasileiro, onde completou o curso preparatório da Escola Militar. Em 1866 seguiu para Montevidéu, onde se integrou às forças militares brasileiras na Guerra do Paraguai. '''

      Excluir

Postar um comentário