Alunos de Barbalha Estão Classificados para a OLAA

Olá leitor!

Segue abaixo o release enviado ao blog pelo surpreendente Prof. Andrevaldo Glaidson Pereira Tavares da Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva (Liceu de Barbalha) da cidade de Barbalha (CE), informando que 18 alunos dessa escola estão classificados para participarem da segunda etapa da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica – OLAA”.

Duda Falcão

18 Alunos do Liceu de Barbalha
Estão Classifica​dos para a
Segunda Etapa da Olimpíada
Internacional de Astronomia

A Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica – OLAA é uma é uma competição anual de astronomia e astronáutica para estudantes do ensino médio. Em sua idealização teve objetivos como divulgar a astronomia, por isso sua primeira edição ocorreu no Ano Internacional da Astronomia, e fazer uma interação entre os estudantes de ensino médio da América do Sul.

A primeira edição da OLAA ocorreu em outubro de 2009 e contou com a participação de delegações de sete países latino-americanos (México, Colômbia, Bolívia, Brasil, Paraguai,Uruguai e Chile), totalizando 33 alunos participantes. A prova observacional foi realizada no Laboratório Nacional de Astrofísica em Itajubá, MG.

A segunda edição ocorreu em setembro de 2010, em Bogotá, Colômbia, contando com a participação dos mesmos sete países que participaram da primeira edição, mas com 35 alunos. A prova observacional ocorreu no Deserto da Tatacoa.

A terceira edição (2011) ocorrerá em Santiago, Chile. Para participar da OLAA, os alunos são selecionados por etapas assim descritas:

1.      100 melhores alunos em resultado da OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (13/05/2011) para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio;

2.      Pré-seleção: 50 melhores alunos sem resultado por nota da prova de conhecimentos aplicados à Astronomia e Astronáutica (02/09/2011);

3.      Curso preparatório: 05 alunos serão escolhidos dentre os 50 para compor a delegação representante do Brasil na III OLAA.

A XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – XIV OBA aconteceu no dia 13 de maio de 2011, tendo a participação de 9.129 escolas e 797.979 alunos distribuídos em todo o Brasil, dentre eles 100 alunos foram escolhidos para a pré-seleção (segunda etapa) que acontecerá dia 02 de setembro de 2011, dos quais 18 do Liceu de Barbalha foram escolhidos para participarem, confira os nomes:

Alexandre Martins da Silva Santos – 1º “B”

Emanuela Fernandes Gonçalves – 1º “B”

Guilherme Sousa Brandão – 1º “B”

Jose Walison Martins – 1º “B”

Luis Filipe do Nascimento – 1º “B”

Maria Silvana da Silva Martins – 1º “B”

Rodrigo da Silva Viana – 1º “B”

Timóteo Erik Pereira Alves– 1º “B”

Valéria Martins do Nascimento – 1º “B”

Vitória Shiévila dos Santos Gonçalves – 1º “B”

Washington Moura Braz – 1º “B”

Andyara Malena Rocha de Sousa – 1º “C”

Jonas Delano Bernardes de Sousa – 1º “C”

Jonatan Augusto Almeida Oliveira – 1º “C”

Maria Luisa Farias Grangeiro – 1º “C”

Ravena Yáscara Sampaio de Oliveira – 2º “A”

Yasminne Santos Vidal – 2º “A”

João José de Sousa Neto – 2º “B”

Os conteúdos da prova de pré-seleção são os mesmos da OBA e estão disponíveis no site www.oba.org.br

Andrevaldo Glaidson  Pereira Tavares
Prof. Representante da OBA no Liceu


Fonte: Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva (Liceu de Barbalha)

Comentário; O professor cearense  Andrevaldo Glaidson  Pereira Tavares faz parte de um pequeno hall de professores realizadores (que temos conhecimento) de diversas locais do Brasil que felizmente mesmo com grandes dificuldades, mas com grande competência e criatividade, fazem as coisas acontecerem para seus alunos nas áreas de Astronomia e Astronáutica. O professor Andrevaldo, ao lado de professores como Cândido Moura. (Ubatuba-SP), Marcelo de Oliveira Souza (Campos dos Goytacazes-RJ) e Marcos Luna (Bezerros-PE), são exemplos que deveriam não só ser seguidos por outros professores ao redor do País, mas principalmente pelos vendedores de ilusões que infestam os bastidores da política da obscura capital federal. O blog "BRAZILIAN SPACE" parabeniza o professor Andrevaldo Tavares e seus alunos pela grande conquista, desejando sucesso a todos nesta competição.

Comentários