Chamada de Trabalhos para Evento de Direito Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada no site da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA), dando destaque a chamada de trabalhos para a “Conferência Internacional Sobre Regulação do Transporte Aéreo e de Aplicações Espaciais”, que ocorrerá em Nova Déli, na Índia, em dezembro desse ano.

Duda Falcão

Chamada de Trabalhos para a
Conferência Internacional Sobre
Regulação do Transporte Aéreo e
de Aplicações Espaciais,
na Índia, em Dezembro

J.M.F.

A Universidade Nacional de Direito, da Índia, promove a 3ª Terceira Conferência Internacional Anual sobre Direito e Regulação do Transporte Aéreo e Aplicações Espaciais, em Nova Déli, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro próximo.

O chamado para apresentação de trabalhos já está sendo divulgado.

Se você está pensando em participar, escolha a área de seu interesse e escreva um trabalho a respeito para apresentar na conferência:

Veja os temas previstos sobre direito espacial:

1) Questões emergentes em aplicações espaciais comerciais: satélites de comunicação, navegação e sensoriamento remoto; e

2) Segurança espacial: satélites anti-satélite e instalação de armas no espaço, serviços de manutenção em órbita, uso duplo dos recursos espaciais (fins pacíficos e militares); e lixo espacial.

E eis os temas programados para os eventos sobre direito aeronáutico:

Proteção e segurança da aeronave;

Responsabilidade do fabricante de aeronaves;

Responsabilidade das companhias aéreas e das empresas de seguros;

Regulação governamental, convênios bilaterais e liberalização do transporte aéreo;

Questões emergentes nos serviços de navegação aérea e responsabilidade;

Questões emergentes nos aeroportos e sua regulação econômica;

Questões ambientais emergentes no setor aéreo;

Financiamento e investimentos estrangeiros nas áreas de fabricação de aeronaves, companhias aéreas, aeroportos e serviços de solo, bem como de manutenção, revisão e reparo de aeronaves; Infra-estrutura da aviação regional; e

Lei da concorrência e alianças de companhias aéreas.

Atenção Para as Seguintes Datas:

Você deve registrar o resumo (abstract) de seu trabalho até 16 de setembro.

A notificação sobre a aprovação de seu resumo lhe chegará até 30 de setembro.

Seu trabalho completo deve ser enviado à Conferência até 1º de novembro.

Esta conferência parte da ideia de que a Ásia é o mercado de aviação que mais cresce no mundo, e que a Índia é o propulsor de tal crescimento. Seus organizadores entendem que o conhecimento dos direitos, leis e regulamentos sobre as atividades aéreas e espaciais são essenciais para que se aproveitem as oportunidades econômicas que surgem hoje nesta parte do mundo.

Por isso, a Fundação Internacional de Aviação, Aeroespaço & Desenvolvimento (IFFAAD, na sigla em inglês), o Instituto de Direito Aéreo e Espacial da Universidade McGill, e a Universidade Nacional de Direito de Nova Déli, Índia, lançam a chamada de trabalhos para a 3ª Conferência Internacional sobre Direito e Regulação do Transporte Aéreo e Aplicações Espaciais.

A Fundação Internacional de Aviação, Aeroespaço & Desenvolvimento, com sede em Montreal, Canadá, e representação em Nova Déli, tem por fim estimular o intercâmbio de idéias e promover o interesse público por questões ligadas ao desenvolvimento da indústria internacional de aeronaves e às aplicações espaciais.

O Instituto de Direito Aéreo e Espacial da Universidade McGill, sediado em Montreal, Canadá, instituição considerada líder mundial no setor, oferece programas de reconhecida excelência no ensino e pesquisa em Direito Aeronáutico e Direito Espacial. Festejando 60 anos de existência em 2011, o Instituto orgulha-se de sua história rica em ensino e pesquisa, com bolsas de estudo, que proporcionam cursos altamente qualificados de pós-graduação para juristas dos campos da aeronáutica e do espaço, vindos de qualquer lugar do planeta.

A Universidade Nacional de Direito de Nova Déli, criada em 2008, está comprometida a criar na Índia uma instituição capaz de formar, de modo competitivo, juristas especializados em temas globais e competentes para atuarem como agentes de mudanças na própria Índia.

A conferência foi pensada para ser útil a advogados e técnicos de justiça que trabalhem em empresas aéreas, ministérios e agências reguladores da aviação civil, além de gestores dos aeroportos, professores e estudantes de Direito.

O evento pretende fomentar a consciência das questões emergentes, oferecer oportunidades de rede e promover negócios entre indústrias de aeronaves e espacial da Índia e de outros países.

Regalias Para Quem Apresentar Trabalho

Se você apresentar trabalho, terá gratuitas a inscrição no evento, a hospedagem e a alimentação nos dias da conferência.

Diretrizes Para Submeter um Trabalho:

1. Os resumos devem ter até 200 palavras (em MS Word; Doc ou. Docx), com clara indicação do título do trabalho, do nome completo do autor e sua filiação institucional, bem como endereço postal completo, telefone, fax e endereço eletrônico (e-mail).

2. O resumo (abstract) e o trabalho devem ser escritos em Inglês.

3. Data limite para envio do resumo: sexta-feira, 16 setembro de 2011, às 5h, horário da costa leste do Canadá.

4. O resumo e o trabalho devem ser enviados para: Diane Howard em <diane.howard@mcgill.ca> e Sanat Dr. Kaul em <sanat_kaul@hotmail.com>

5. Dúvidas e perguntas podem ser enviadas a esses dois e-mails.

6. As Instruções aos Autores estarão disponíveis em breve no site: <www.mcgill.ca/IASL>


Fonte: Site da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial