Delegação Brasileira Embarca para China e Coréia do Sul

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (18/08) no site do “Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)” destacando que delegação brasileira embarca para China e Coréia do Sul dia 20/08.

Duda Falcão

Delegação Brasileira Embarca
para China e Coréia do Sul

18/08/2011 - 20:14

Uma delegação composta por representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de seus institutos embarca para China e Coréia do Sul no sábado (20) com o objetivo de tratar de acordos internacionais.

A primeira visita será à China. Na pauta de discussão, assuntos como o lançamento do satélite CBERS 4 e a construção de novos equipamentos. Outros propostas a discutir com as autoridades chinesas são a criação de um centro Brasil-China para pesquisas meteorológicas e a construção de um satélite conjunto dos países que compõem o grupo dos BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Na ocasião, a delegação será responsável também por apresentar aos chineses iniciativas de intercâmbio em mobilidade, capacitação e treinamento na área espacial, considerando o lançamento do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e do Programa Ciência sem Fronteiras. Para tratar do programa de bolsas, haverá encontro com representantes de universidades chinesas escolhidas para receber alunos brasileiros. Estarão em pauta, ainda, nanotecnologia e biotecnologia.

Coréia do Sul

Na seqüência, a delegação brasileira segue para a Coréia do Sul. Na lista de atividades constam acordos bilaterais com diversos órgãos coreanos, além da assinatura de memorandos de entendimentos com universidades para o envio de estudantes também no âmbito do Ciência sem Fronteiras.

Participam da delegação brasileira o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED/MCTI), Carlos Nobre; o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp; o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), Gilberto Câmara; o diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), Fernando Galembeck; e o professor Khosrow Ghavami, do Departamento de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: Na realidade quem deve embarcar no dia 20/08 é o Ministro Mercadante e os servidores do MCTI e de outras instituições ligadas ao mesmo, pois tanto o Marco Antônio Raupp quanto o Gilberto Câmara e os servidores da AEB e do INPE, já se encontram na China desde o dia 16/08.

Comentários