segunda-feira, 2 de julho de 2018

ABC e SBPC Sem Resposta à Carta Enviada ao Ministro Etchegoyen

Olá leitor!

Segue abaixo a carta enviada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBCP) ao Ministro Sergio Westphalen Etchegoyen, coordenador do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB)Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, publicada dia (29/06) no site da ABC.

Duda Falcão

POLÍTICA DE C, T & I

ABC e SBPC Sem Resposta à
Carta Enviada ao Ministro Etchegoyen

Leiam a carta da ABC e SBPC enviada ao ministro-chefe
do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência
da República em 24 de maio e ainda sem resposta:

Ascom ABC
Publicado em 29/06/2018

Excelentíssimo Senhor
Ministro SERGIO WESTPHALEN ETCHEGOYEN
Coordenador do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB)
Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
Brasília, DF.

Senhor Ministro,

A Resolução nº 1, de 1º de março de 2018, que definiu o Regimento Interno do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro – CDPEB estabeleceu, no Artigo 18 daquele Regimento, que a Academia Brasileira de Ciências – ABC e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC são considerados convidados permanentes para reuniões da Secretaria de Apoio Técnico-Administrativo, nos momentos pertinentes aos seus respectivos temas de expertise e sem direito a votos.

Temos tido conhecimento, por resoluções do CDPEB já publicadas no Diário Oficial, de que algumas medidas importantes já estão sendo estudadas e planejadas, como a proposta de criação de empresa pública destinada à exploração de atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos e equipamentos aeroespaciais ou a de se estabelecer um projeto mobilizador para o setor espacial brasileiro, visando fomentar o desenvolvimento da indústria nacional quanto aos seus componentes basilares, quais sejam, satélite, lançador e infraestrutura de lançamento e operação, com vistas à potencialização do Programa Espacial Brasileiro.

A ABC e a SBPC, como entidades nacionais representativas da comunidade científica brasileira, creem que tais estudos e decisões têm importância dentro do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e que nossas entidades, por meio de representantes qualificados, podem contribuir tecnicamente para esclarecimentos dessas matérias e similares.

Por isto, gostariam de ser convidadas a debater estas questões em reuniões da Secretaria de Apoio Técnico-Administrativo e eventualmente fazer sugestões sobre tais temas. Colocamo-nos também à disposição para sugestões de nomes de pesquisadores e especialistas, que podem contribuir em grupos de trabalho eventualmente criados pela CDPEB.

Certos de contar com a anuência de Vossa Excelência à nossa solicitação, despedimo-nos atenciosamente,

Atenciosamente

Luiz Davidovich – Presidente da ABC
Ildeu Moreira – Presidente da SBPC


Fonte: Site da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Comentário: Pois é, infelizmente esse tipo de ação não tem o menor efeito e só serve para manter a imagem dessas instituições bem na fita perante a Sociedade. Aproveito para agradecer a nossa leitora Mariana Amorim Fraga pelo envio desta carta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário