O MD e a Mentira do Mês

Olá leitor!

O Ministério da Defesa (MD) postou dia 01/05 na sua página no Facebook a foto abaixo com a seguinte nota:

A imagem abaixo mostra o protótipo propulsor do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM). O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço, em parceria com a Agência Espacial da Alemanha (DLR), e prevê a construção de foguetes que colocarão em órbita satélite de até 120 kg para uso na agricultura e nas telecomunicações.”

Foto: Jorge Cardoso/ MD

Como fui procurado por vários leitores para esclarecer a veracidade desta nota, eu devo dizer que o responsável pela mesma além de estar muito provavelmente mal intencionado é um irresponsável, já que esta informação é mentirosa.

Na realidade leitor a imagem em questão ou é do Modelo de Engenharia (ME) do motor-foguete S50 ou então de uma simples maquete de como será este motor-foguete.

Para que fique bem claro, de maneira alguma é o protótipo deste motor, ou seja, mais uma vez tentam desinformar a Sociedade Brasileira com divulgações fantasiosas.

O primeiro protótipo desse motor só deverá ser construído após a conclusão dos estudos de engenharia diante da liberação de recursos, para então ser testado em banco de prova, para então sim partir-se para construção do protótipo de voo. Quando será isto? Hummmm, como diria os religiosos de plantão: Só Deus Sabe.

Portanto leitor, cuidado para não se deixar levar por essas notícias emprenhadas por gente que não vale nada.

Duda Falcão

Comentários

  1. O contrato para bobinamento dos primeiros motores está se arrastando a mais de um ano nas mãos da burocracia estatal. Isso é uma maquete.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, eles mentem pois sabem que era para nós estarmos muito mais adiantados em todos os projetos se não fosse o descaso(falta de verbas) para os programas espaciais e por isso precisam iludir a população com maquetes. Mas, falando ainda sobre foguetes, saiu uma notícia no site da ACS falando que a empresa estava esperando um posicionamento dos governos do países(Brasil e Ucrânia). Eu pensei que esse assunto já estava encerrado(com o possível abandono do governo brasileiro para esse projeto). Será que ainda teremos mais capítulos dessa novela(de terror) ?

    abç,
    Felipe Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Felipe!

      Com este governo infelizmente tudo é possível.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Cada sociedade tem o governo que merece! Estes governantes são amostras de nossa sociedade, quer queremos ou não! Somos assim! Nos permitimos ser assim! Permitimos que eles seja assim! Onde estão os doutores de cada instituto, os PhDs deste país? Eu respondo que muitos estão coniventes, outros estão procurando uma teta! O PNAE há muito tempo que é uma obra de fantasia e nunca ninguém o questionou. Pelo contrário! O terceiro escalão embarca na retórica, porque estes já foram selecionados para lamberem, vocês sabem.... O que o DUDA faz é papel dos nossos intelectuais! Onde estão os DUDAs do PEB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Apesar de não concordar com o seu anonimato, já que passou hora da sociedade mostrar a cara se quiser realmente lutar contra esta situação, concordo integralmente com as suas palavras. Não existe vitórias sem sacrifícios e para mudar as coisas teremos de mudar de postura e de atitude.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  4. Duda nosso amigo anônimo está certo mas esqueceu uma coisa muito importante. O cargos de chefia em todos os escalões foram colocados por indicação/conchavo político e estão lá exatamente para lamberem as botas de seus superiores e nunca criarem caso. Numa instituição republicana os cargos são ocupados por mérito dos profissionais das respectivas carreiras. Onde vc está vendo isso no PEB? Essa situação anulou o aparecimento de liderança competente no PEB. Cito o atual diretor do INPE como uma exceção. Ele é competente e sério. Talvez, por isso mesmo, não está sendo levado a sério.

    ResponderExcluir
  5. Não sou engenheiro ou técnico em qualquer ciência que envolva tecnologia espacial, mas sei de uma coisa, o Brasil, não é só um anão diplomático, é um anão em tudo (não porque inexistam técnicos competentes), mas porque o verdadeiro e único escopo dos políticos brasileiros é a manutenção do próprio poder e não o desenvolvimento do país em qualquer área do conhecimento. Alias, sequer tentam aprender algo que não seja voltado para a rapina. O maior exemplo disso é desconheceram que hoje, diferente do ontem, existe a internet, assim suas mentiras são de imediato descobertas. Como foi a relativa a notícia postada pelo MD.

    ResponderExcluir
  6. gostaria de me Expressar sobre o potencial do Brasil em Tecnologia Avançada, toda tecnologia que o Brasil tem operando a Petrobras explorando Óleo e Gás em águas Super Profunda , récorde de 2.250 mts. toda tecnologia empregada nessa área é suficiente para o Brasil caso queira , lançar um Super Foguete para ir à Lua ou até mesmo a Marte, acreditem se quiser.
    --- ir ao Espaço Sideral em um Foguete Potente exige menos tecnologia que descer em uma Fossa Abissal de 2.000 mts. no Atlântico, a pressão é muito mais complicado e perigoso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário