Programa Espacial é Apresentado ao Público no Science Days Brasil

Olá leitor!

Segue uma nota postada ontem (11/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) anunciando que o Programa Espacial foi apresentado ao público no Science Days Brasil.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Programa Espacial é Apresentado ao Público no Science Days Brasil

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 11/03/2020 11h18
Última modificação: 11/03/2020 17h50


A Agência Espacial Brasileira (AEB) autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) participa da 4ª edição do Science Days Brasil, evento de divulgação científica criado com base no Dia do Espaço na Flórida (EUA). A importância do Programa Espacial Brasileiro e os benefícios trazidos por ele à sociedade foram apresentados ao público por meio de palestra e exposição, na terça-feira (10.03), na cidade de Sorocaba (SP).

A analista em Ciência e Tecnologia da AEB, Amélia Naomi Onohara, apresentou os benefícios do Programa Espacial Brasileiro, como também o trabalho e as ações educacionais voltados para a área espacial desenvolvidos pela AEB. A palestra foi ministrada no Centro Universitário Facens – Sorocaba (SP). 

São José dos Campos 

As iniciativas na área de educação, espaço e tecnologia serão apresentadas pela equipe da AEB também em São José dos Campos (SP), nos dias 13 e 14. Durante o evento será usado o Kit Cansat Educacional, ferramenta didática construída em três etapas para representar os principais subsistemas de um satélite – computador de bordo, carga útil e fornecimento de energia. 

Belo Horizonte 

Na edição do Science Days em Belo Horizonte, nos dias 17 e 18 de março, o Presidente da AEB, Carlos Moura, estará no painel de especialistas, apresentando a nova fase do Brasil no setor espacial e as conquistas que vão impulsionar o Programa Espacial e o desenvolvimento do País, nos próximos anos.

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), assinado entre Brasil e Estados Unidos, as aplicações espaciais e o atendimento de demandas da sociedade por meio de tecnologias espaciais serão alguns dos temas abordados por ele no painel.


Ainda em Belo Horizonte, a equipe vencedora da edição de 2019 da Feira Virtual de Ciências realizada pela AEB vai apresentar o projeto de Medição da Velocidade de um foguete por pêndulo. Os estudantes vão contar como foi a experiência de participar de uma feira virtual de ciências e a importância de receber um prêmio que estimula ainda mais os estudantes a participarem desse projeto de educação científica organizado pela AEB.

A segunda edição da Feira Virtual de Ciências da AEB está com inscrições abertas até o dia 26 de junho de 2020 . Podem se inscrever equipes de até três estudantes, sob a orientação de um (a) professor (a). Serão duas categorias: Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Ensino Médio.


Mais informações acesse aqui. 

Jundiaí 

No Science Days, que acontecerá nos dias 2 e 4 de abril, em Jundiaí, o público irá conhecer as atividades tecnológicas e educacionais realizadas no Centro Vocacional Tecnológico (CVT-Espacial), Augusto Severo, instalado em Parnamirim (RN). O coordenador da Unidade Regional da AEB, em Natal, Marco Antônio Vieira de Rezende apresentará atividades educacionais desenvolvidas no CVT Espacial, um centro multidisciplinar onde é possível aprender a simular missões espaciais. O CVT forneceu experiências espaciais para mais de três mil alunos de 165 diversos municípios do Rio Grande do Norte e de outros estados. 

Sobre a AEB 

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTIC, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom leitor resta saber qual foi o Programa Espacial Brasileiro realmente apresentado neste evento, o fantasioso ou o real? Enfim tá ai a notícia.

Comentários

  1. O pior é mentir para jovens que, seguramente, sonham em ver o Brasil entre as potências espaciais.

    ResponderExcluir
  2. Achei que o evento tinha sido cancelado, pelo menos era o que tinha sido informado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário