Pesquisadores Projetam Micropropulsor Para Satélites em São Leopoldo

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada ontem (30/09) no site do “Jornal VS” de São Leopoldo (RS), destacando que pesquisadores projetam micropropulsor para satélites em São Leopoldo.

Duda Falcão

Ciência

Pesquisadores Projetam Micropropulsor
Para Satélites em São Leopoldo

Foco no desenvolvimento do Polo Espacial do Estado

Dayane Mascitti
30/09/2013 - 08h49
Atualizado em 30/09/2013 - 14h39

São Leopoldo  - Parcerias entre universidades e empresas pretendem criar um polo espacial no Rio Grande do Sul e colocar em órbita o primeiro satélite gaúcho. De olho nesta iniciativa, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) aposta em um ousado desafio.

Trata-se da criação de um micropropulsor que poderá ser utilizado no controle de altitude e órbita em satélites de pequeno porte. A iniciativa está sendo pesquisada e desenvolvida no Instituto de Semicondutores da UNISINOS (ITT Chip) e utilizando a recém instalada infraestrutura, financiada pela Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) do Estado com apoio da HT Micron, do Laboratório de Modelagem Elétrica Térmica e Mecânica de Módulos e Encapsulamentos e Eletrônicos (MODELAB), localizada na UNISINOS.

A solução para esse complexo desafio conta com a supervisão dos professores Willyan Hasenkamp, Eduardo Rhod e Celso Peter, todos envolvidos com a consolidação do ITT Chip e do Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica da UNISINOS. Hasenkamp destaca que o objetivo do micropropulsor é aumentar a vida útil dos pequenos satélites no espaço ao mesmo tempo em que se desenvolve tecnologia da alto valor agregado e inovadora no País.

A ideia é buscar e expandir as parcerias já existentes com universidades, como Georgia Tech (EUA) e EPFL (Suíça), e empresas tanto nacionais como internacionais, como a AEL Sistemas.

“Neste momento, o projeto está sendo estruturado e logo iniciaremos a fase de simulação dos micropropulsores. Nossa expectativa é de obter um motor completo, para ser utilizado em satélites de pequeno porte em um prazo de quatro anos”, declara Hasenkamp.


Fonte: Jornal VS - 30/09/2013 - http://www.jornalvs.com.br/

Comentários

  1. Duda sei que não tem muito a ver com a matéria, mas relativamente a tal mesa que acomoda os microsatélites no foguete, já existe algum tipo de solução para o VLM ou teremos que recorrer à tecnologia estrangeira. Sei que você propôs alguns leitores que tivessem iniciativa para iniciarem projetos, mas existe algum que já esteja em andamento por alguma instituição brasileira? Se tivermos o VLM, como poderemos ter sucesso em esse acessório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel!

      Cara, pelo que eu sei não, não há nenhuma iniciativa no país nesse sentido. Com o VLM sem essa plataforma, só poderemos lançar satélite maiores (Microssatélites) excluindo ai pico e nanossatélites, pelos menos até que tenhamos a plataforma ou se consiga em outro país.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário