AEB Propõe Sistema Universal de Satélites para Observação da Terra

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (01/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a AEB propôs no IAC (Congresso Internacional de Astronáutica) um sistema universal de satélites para observação da Terra.

Duda Falcão

AEB Propõe Sistema Universal de
Satélites para Observação da Terra


Brasília 01 de Outubro de 2013 – O compartilhamento por todos os países interessados de dados de sensoriamento remoto do planeta coletados por um sistema integrado de satélites foi a proposta da Agência Espacial Brasileira (AEB) apresentada pelo seu presidente, José Raimundo Braga Coelho, no 64º Congresso Internacional de Astronáutica (IAC, na sigla em inglês), realizado à semana passada em Beijing, na China.

Esta “constelação de satélites” de utilização universal “teria seus custos e gestão também compartilhados entre os diversos países”, segundo o presidente. Em sua opinião, essa ação integrada se tornaria um dos casos mais fantásticos de cooperação entre as nações com benefícios inestimáveis para toda a humanidade.

A proposta, destaca Braga Coelho, teve uma ótima recepção por parte da Federação Astronáutica Internacional (IAF, na sigla em inglês) e foi um dos assuntos em debate na sessão plenária, que discutiu O Desenvolvimento e Perspectivas de Atividades Espaciais da China.

De acordo com o presidente da AEB, esta ação promoveria uma “globalização eficaz de atividades no espaço exterior, reduzindo custos e riscos, proporcionando maior difusão do conhecimento sobre o espaço”. Além disso, Braga Coelho acredita que um sistema de sensoriamento remoto global traria ganhos consideráveis no desenvolvimento tecnológico, o que se traduz em qualificação de recursos humanos em escala universal.

CBERS-3

Além de participar do congresso o presidente também se reuniu com membros da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST, na sigla em inglês), para tratar do lançamento do quarto satélite da série CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). Desenvolvido em parceria com a China, o CBERS-3 tem lançamento programado para a segunda semana de dezembro próximo. “Conversamos com os dirigentes chineses e conseguimos alterar a agenda de lançamentos que tinha o CBERS-3 listado para o dia 27”, diz Braga Coelho.

No encontro com a CAST debateu-se ainda a agenda espacial entre Brasil e China para os próximos dez anos. O presidente informa que “foram consolidados alguns temas já anteriormente discutidos e apresentados outros que pretendemos sejam debatidos e analisados entre os dois países ainda antes do lançamento do CBERS-3”.

Fez parte também da agenda de Braga Coelho visita às instalações da Academia de Tecnologia de Espaçonaves de Shangai (SAST, na sigla em inglês), às fábricas de equipamentos aeroespaciais e de satélites e ao Instituto de Engenharia de Sistema Aeroespaciais também em Shangai.

O presidente ainda teve um encontro com o presidente da agência espacial ucraniana para tratar de assuntos relacionados à Alcântara Ciclone Space (ACS), entidade mantida entre Brasil e Ucrânia para atividades no segmento aeroespacial.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Pois é leitor, já alteraram novamente a data de lançamento do CBERS-3.

Comentários

Postar um comentário