Objeto Desconhecido Deve Atingir a Terra em Novembro

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante matéria postada ontem (28/10) no site “Apollo11.com” destacando que um Objeto desconhecido deve atingir a Terra em novembro.

Duda Falcão

Editoria: Espaço – Tecnologias

Objeto Desconhecido Deve
Atingir a Terra em Novembro

Quarta-feira, 28 out 2015 - 11h04

Um objeto não catalogado está orbitando a Terra há alguns anos e em poucos dias deverá atingir o planeta. Ninguém sabe exatamente do que se trata e nem como foi parar no espaço.

Wt1190f registrado pelo Centro Catalina Sky Survey.

O estranho objeto tem cerca de 2 metros de comprimento e foi visto pela primeira vez no dia 18 de fevereiro de 2013 por meio de imagens registradas pelo telescópio Monte Lemon, do Catalina Sky Survey, da Universidade do Arizona. Na ocasião recebeu o nome de provisório de UDA34A3, mas devido ao pouco tempo de observação não foi possível calcular sua orbita.

Em 29 de novembro o Catalina detectou outro objeto desconhecido, mas novamente não foi possível calcular a orbita devido ao pouco tempo de observação. Desta vez o objeto recebeu a designação de UW8551D.

Finalmente, em 3 de outubro de 2015 o centro Catalina detectou um novo objeto, que após ter sua orbita calculada revelou se tratar dos mesmos corpos observados anteriormente.

O objeto foi batizado oficialmente como WT1190F e para surpresa dos cientistas não se tratava de asteroide, mas de um artefato construído pelo Homem e que estava orbitando a Terra há alguns anos. E o mais interessante, deverá se chocar contra o planeta em 13 de novembro de 2015.

Objeto Terrestre

Até agora, ninguém sabe ao certo do que se trata WT1190F, mas a orbita extremante elíptica pode dar uma pista.

Orbita do objeto wt1190f em 3 de outubro de 2015.

De acordo com os parâmetros orbitais, WT1190F circula a Terra a cada 22,6 dias, com perigeu de 21 mil quilômetros e apogeu de 655 mil quilômetros. Em outras palavras, seu ponto orbital mais distante ultrapassa a distância entre a Terra e a Lua. Além disso, é provavelmente constituído de material muito leve, com densidade 10 vezes menor que a da água.

O que é WT1190F?

Considerando os dados acima, podemos supor que WT1190F é um objeto oco, provavelmente um tanque de combustível usado em alguma missão lunar ou interplanetária e que por algum motivo não está catalogado nos centros de rastreio de satélites e lixo espacial.

Uma modelagem dos dados feita pelo centro Catalina mostra que WT1190F está no espaço desde 2013 ou pouco antes, o que descartaria a possibilidade de ser parte de algum tanque de combustível de foguetes usados nas missões Apollo, entre as décadas de 1960 e 1970.

Reentrada

Se a modelagem estiver correta, WT1190F pode ser o que restou de alguma missão recente e que agora deverá retornar como lixo.

De acordo com o Catalina, WT1190F deverá se chocar contra a alta atmosfera da Terra em 13 de novembro de 2015, as 06h19 UTC, 04h19 BRST (horário brasileiro de verão). Segundo os cálculos de reentrada, o objeto será consumido em chamas quando estiver cruzando o céu ao sul ao Sri lanka.

"Apolo11.com - Todos os direitos reservados"


Fonte: Site Apolo11 -  http://www.apolo11.com/

Comentário: Pois é leitor, se assustou com o título desta notícia? Pois é a intenção era esta mesmo. Dessa vez será um objeto feito pelo homem e bem pequeno, mas numa próxima, quem sabe? A comunidade científica de todo o mundo está avisando, creio que há quase uma década e até agora muito pouco foi feito na busca de uma solução para uma situação extrema. Enfim...

Comentários