Eng. Mecânico do IAE Se Aposenta Deixando Um Grande Legado na Área de "Propulsão de Foguetes". Startups, Fiquem Atentas!

Caros entusiastas da atividades espaciais!
 
O BS sempre buscou, sempre que possível, enaltecer o trabalho de profissionais que contribuíram para o avanço do Programa Espacial Brasileiro (PEB) governamental — quando este ainda avançava de fato — trazendo à Sociedade Brasileira o reconhecimento dos verdadeiros responsáveis por esse progresso. Ao mesmo tempo, não deixamos de apontar aqueles que, atuando nos bastidores, tentaram atrapalhar, impedir ou se beneficiar do programa, os chamados “Cabeças de Ovo”, responsáveis por transformar o Brasil em uma piada espacial a nível internacional, cheio de narrativas, falácias e projetos cada vez mais insignificantes, com raras exceções, bem como também apresentar a Sociedade iniciativas privadas ainda tímidas diante do potencial do nosso país. Esta sempre foi e sempre será a função do BS.
 
Diante disso, ao saber que o engenheiro mecânico Wilson Kiyoshi Shimote, do atualmente sucateado Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), havia recentemente se aposentado, o BS não poderia deixar de registrar seu legado. Após mais de 40 anos de serviços prestados ao IAE, o engenheiro teve a honra de atuar no desenvolvimento dos sistemas propulsivos a propelente sólido dos foguetes VLS-1, VSB-30 e VLM-1.
 
O Eng. Shimote vivenciou momentos de grande realização, como os bem-sucedidos lançamentos do VSB-30 no Brasil e no exterior, e também desafios, como os do VLS-1, cuja missão de satelitização não foi concluída. Ainda assim, o legado tecnológico do Veículo Lançador de Satélites (VLS) permanece como base para novos projetos, que continuam avançando na iniciativa privada, na busca de capacitar o Brasil de forma definitiva no setor espacial.
 
Durante sua carreira, Eng. Shimote trabalhou com profissionais altamente competentes, em um ambiente colaborativo e comprometido com a inovação. Conquistou também objetivos pessoais, como projetos de mestrado, doutorado e uma especialização em Propulsão Líquida, tecnologia essencial para o futuro das atividades espaciais brasileiras e para colocar satélites em órbita.
 
Em sua nota de despedida, publicada há algumas semanas no LinkedIn, o Eng. Shimote agradeceu ao IAE e a todos os colegas com quem teve o privilégio de aprender, compartilhar e crescer, encerrando com as palavras:
 
"Levo comigo o orgulho de ter contribuído para o crescimento do programa espacial e faço votos de que o Brasil continue trilhando seu caminho rumo à autonomia tecnológica e presença no espaço. Que venham os novos desafios!"
 
Amantes do espaço, a sociedade que não reconhece seus heróis jamais se tornará desenvolvimentista. Sem reconhecimento, caminhamos para uma sociedade permeada por valores deturpados e pela produção de indivíduos oportunistas, pouco cidadãos, mas sempre prontos a discursar sobre Democracia. Soa familiar?
 
O BS aproveita para agradecer ao Eng. Wilson Kiyoshi Shimote pelos serviços prestados ao Brasil e deseja que ele continue contribuindo para o desenvolvimento nacional, agora na esfera privada, onde, sem amarras, poderá se destacar ainda mais na área de propulsão de foguetes. Startups, fiquem atentas!
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários