O "Foguete New Glenn NG-2" da Blue Origin Lançou Com Sucesso a Missão Marciana da NASA, e Realizou Pouso Bem-Sucedido do Seu Propulsor
Prezados amantes das Atividades Espaciais!
Credito: Blue Origin
No dia de hoje (14/11), o portal Space Daily noticiou que a Blue Origin, de Jeff Bezos, lançou com sucesso, na quinta-feira (13), o Foguete New Glenn NG-2, levando a bordo as duas espaçonaves gêmeas ESCAPADE da NASA destinadas ao Planeta Marte. Em um avanço significativo — e que mexeu profundamente com minhas emoções — a empresa conseguiu realizar um pouso espetacular do propulsor do primeiro estágio em sua balsa de recuperação.
O lançamento foi adiado por vários dias devido ao clima tanto na Terra quanto no espaço, mas valeu a espera: no segundo voo do foguete, a Blue Origin conseguiu recuperar o propulsor para reutilização.
Gritos de euforia ecoaram no local de lançamento em Cabo Canaveral, na Flórida, quando o propulsor pousou graciosamente em uma plataforma flutuante. Antes de quinta-feira, apenas a SpaceX, de Elon Musk, havia conseguido realizar tal manobra com um foguete de classe orbital.
A conquista da Blue Origin ocorre em meio à rivalidade intensificada entre as duas empresas privadas de exploração espacial pertencentes a bilionários, enquanto a agência espacial dos EUA, a NASA, abriu recentemente licitações para sua planejada missão lunar.
“Caramba, isso foi emocionante!”, disse Jared Isaacman — um aliado de Musk que o presidente Donald Trump indicou novamente recentemente para comandar a NASA — no X, parabenizando a Blue Origin.
Algumas figuras da SpaceX também elogiaram seus rivais, incluindo o próprio Musk: “Parabéns @JeffBezos e equipe @BlueOrigin!”, disse ele no X.
O lançamento foi repetidamente adiado — no domingo devido ao clima na Terra, e na quarta-feira por causa do clima no espaço.
O segundo adiamento ocorreu devido a uma “atividade solar altamente elevada” que preocupava a NASA por poder afetar ou danificar suas espaçonaves.
E várias falhas técnicas causaram novos atrasos na quinta-feira — contratempos que a Blue Origin não explicou. Mas às 15h55 (20h55 GMT), o New Glenn finalmente decolou.
O foguete de 98 metros agora tem a tarefa de enviar as espaçonaves gêmeas ESCAPADE da NASA para Marte, com o objetivo de estudar a história climática do Planeta Vermelho, com a esperança futura de viabilizar a exploração humana.
Mais aplausos ecoaram quando as espaçonaves foram implantadas com sucesso.
Joseph Westlake, um heliofísico da NASA, explicou durante a transmissão de quinta-feira como as espaçonaves gêmeas chamadas “Blue” e “Gold” primeiro encontrarão uma “órbita de estacionamento benigna e segura” para fazer “medições sobre o clima espacial aqui na Terra”.
Depois, quando os planetas atingirem o alinhamento ideal no outono de 2026, as espaçonaves receberão um impulso da gravidade da Terra e iniciarão a jornada rumo a Marte, onde chegarão em 2027.
Esse tipo de lançamento pode permitir missões mais frequentes no futuro, porque pode ocorrer fora da janela de alinhamento direto entre a Terra e Marte, que acontece aproximadamente a cada dois anos.
Lançar, Pousar, Repetir
O voo inaugural do New Glenn, em janeiro, também foi considerado um sucesso, pois sua carga útil atingiu a órbita e realizou testes com êxito.
Mas seu propulsor de primeiro estágio, que deveria ser reutilizável, foi perdido durante a descida.
A conquista de quinta-feira indica que a Blue Origin está no caminho para reduzir custos reutilizando propulsores em vez de deixá-los cair no oceano.
“Lançar, pousar, repetir — começa hoje”, disse Eddie Seyffert, um dos comentaristas da transmissão da Blue Origin.
E isso ocorre enquanto o segundo mandato do presidente Donald Trump na Casa Branca tem pressionado a NASA a acelerar seu progresso para enviar uma missão tripulada à Lua em meio a uma corrida com a China.
George Nield — um executivo sênior da área aeroespacial cujo trabalho promove a indústria espacial comercial, e que já voou com a Blue Origin no passado — disse à AFP que este lançamento foi uma grande vitória para a empresa.
Nield chamou o feito de “um grande impulso de confiança para a Blue Origin, e isso vai dar à empresa credibilidade e confiança para avançar no apoio ao programa Artemis, indo para a Lua, para Marte e para outras iniciativas que estão acontecendo na órbita baixa da Terra, como estações espaciais comerciais e muitos outros projetos.”
Se você é um entusiasta da exploração espacial e, por algum motivo, não pôde acompanhar esse marco histórico da astronáutica mundial, convido-o a assistir, em português, a esse lançamento do Foguete New Glenn NG-2. O vídeo está disponível abaixo no canal Homem do Espaço, do nosso amigo Junior Miranda, também conhecido como a Enciclopédia do Espaço.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário