A Índia Testou Com Sucesso na Semana Passada o 'Sistema de Paraquedas' da Futura Cápsula de Astronautas Gaganyaan

Caros entusiastas das atividades espaciais!
 
O portal Space.com noticiou ontem (11/11) que a Índia concluiu com sucesso, na semana passada, o teste do paraquedas da futura Cápsula de Astronautas Gaganyaan. Essa conquista representa mais um marco importante no processo de qualificação do sistema de paraquedas destinado a voos espaciais tripulados.
 
De acordo com a nota do portal, a Índia deu mais um passo em direção ao seu primeiro voo espacial tripulado na semana passada, ao testar com sucesso o sistema de paraquedas da Cápsula de Astronautas Gaganyaan.
 
 
O teste ocorreu em 3 de novembro, utilizando uma aeronave IL-76 da Força Aérea Indiana e um simulador de massa da cápsula que pesava 7,2 toneladas (6,5 toneladas métricas).
 
O avião decolou do Campo de Tiro de Babina, no estado de Uttar Pradesh, no norte do país. Ele lançou a cápsula de teste a uma altitude de 2,5 quilômetros (1,6 milha), acionando assim os paraquedas da Gaganyaan.
 
(Crédito da imagem: ISRO)
A Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO) realiza um teste de queda do sistema de paraquedas da cápsula de astronautas Gaganyaan em 3 de novembro de 2025.

De acordo com a ISRO, há 10 paraquedas na cápsula Gaganyaan — dois que removem a tampa protetora do compartimento dos paraquedas, dois “drogues” que estabilizam e reduzem a velocidade de descida da cápsula, e três “pilotos” que extraem os três paraquedas principais, responsáveis pela maior parte da desaceleração.
 
Os paraquedas principais são abertos em um processo gradual que termina com o “desreefing” — a abertura completa de um paraquedas parcialmente inflado (ou “reefed”). O sistema também possui redundância: apenas dois dos três paraquedas principais precisam ser acionados para garantir uma aterrissagem segura da cápsula.
 
O teste de 3 de novembro utilizou dois paraquedas principais — e colocou-os sob condições de estresse não usuais.
 
“O teste avaliou a integridade estrutural do sistema e a distribuição de cargas em condições assimétricas de desreefing — um dos cenários de carga mais críticos esperados durante a descida real da missão”, afirmaram funcionários da ISRO na descrição do teste de queda.
 
(Crédito da imagem: ISRO)
Vista do teste de 3 de novembro a partir da cápsula de teste.
 
Segundo a ISRO, os paraquedas responderam perfeitamente.
 
“O sistema de paraquedas foi acionado conforme o planejado, a sequência foi executada sem falhas, e o artigo de teste obteve uma descida estável e um pouso suave, validando a robustez do projeto do paraquedas”, disseram representantes da agência. “A conclusão bem-sucedida deste teste marca mais um passo significativo rumo à qualificação do sistema de paraquedas para voos espaciais tripulados.”
 
Ainda assim, outros passos importantes precisam ser concluídos antes que o primeiro voo tripulado da Gaganyaan possa ser lançado para a órbita baixa da Terra. Por exemplo, a ISRO planeja lançar três missões não tripuladas com a cápsula, que carregarão um robô semihumanoide coletor de dados chamado Vyomitra (palavra em sânscrito que significa “amigo do espaço”).
 
Se tudo correr bem com esses voos, astronautas poderão voar a bordo do módulo tripulado Gaganyaan no primeiro trimestre de 2027, segundo informou a ISRO.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários