Após Lançamento Bem Sucedido, as Naves Gêmeas da Missão ESCAPADE da NASA Partem da Órbita da Terra Para Iniciar Missão a Marte
Prezados amantes das Atividades Espaciais!
Credito: Space Daily
No dia de hoje (14/11), o portal Space Daily noticiou que, após o lançamento bem sucedido de ontem do Foguete New Gleann NG-2, a Missão ESCAPADE da NASA iniciou sua jornada com duas naves idênticas, projetadas para estudar a magnetosfera do Planeta Marte, que se separaram e foram implantadas a partir do estágio superior do foguete da Blue Origin. Ambos os satélites passarão o próximo ano em uma órbita única ao redor da Terra antes de realizarem uma queima de injeção transmarciana em novembro de 2026, utilizando o Efeito Oberth para maximizar a eficiência do combustível da missão.
De acordo com a nota do portal, os orbitadores gêmeos, desenvolvidos pela Rocket Lab e supervisionados pela UC Berkeley, representam o primeiro esforço científico em Marte a colocar dois satélites coordenados em órbitas distintas ao redor do planeta para campanhas de medição sincronizadas. A chegada a Marte está prevista para setembro de 2027, quando uma inserção em estágios e um refinamento orbital gradual posicionarão ambas as naves para a coleta simultânea de dados a partir da primavera de 2028.
Os objetivos científicos da ESCAPADE incluem mapear a resposta de Marte aos fenômenos solares, medir mudanças atmosféricas dinâmicas e quantificar o fluxo de partículas do vento solar e a transferência de energia resultante dentro da magnetosfera marciana. O conjunto de dados ajudará os planejadores de missões a projetar blindagens aprimoradas para futuras missões tripuladas e robóticas a Marte.
A ESCAPADE se destaca como uma iniciativa emblemática do programa SIMPLEx da NASA, financiado pela Divisão de Heliophysics e gerenciado pelo Programa de Serviços de Lançamento do Kennedy Space Center sob o contrato VADR.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário