A Blue Origin Adiou o Lançamento do Seu Foguete New Glenn Por Causa do Mal Tempo

Prezados entusiastas da atividades espaciais!
 
Imagem: Blue Origin
Foguete New Glenn da "Missão NG-2" da Blue Origin na plataforma de lançamento.

No dia de hoje (10/11), o portal Space Daily notciou que a Blue Origin, empresa espacial do bilionário Jeff Bezos, foi obrigada neste domingo (09) a adiar o esperado lançamento de seu Foguete New Glenn devido a condições meteorológicas desfavoráveis.
 
De acordo com a nota do portal, a chuva e um problema no sistema de solo causaram atrasos, seguidos pela cobertura de nuvens cúmulus, enquanto a janela de lançamento de 88 minutos se encerrava, deixando aos gerentes apenas a opção de adiar a segunda missão planejada do foguete.
 
O lançamento estava programado para ocorrer em meio à crescente competição entre a Blue Origin e a SpaceX, de Elon Musk.
 
Para aliviar a congestão do espaço aéreo durante o fechamento do governo federal dos EUA, a Administração Federal de Aviação (FAA) está limitando os lançamentos comerciais de foguetes a partir de segunda-feira.
 
Mas, após cancelar o lançamento, a Blue Origin anunciou no final de domingo que, em coordenação com a FAA, pretendia tentar novamente já na quarta-feira, dentro da janela das 14h50 às 16h17 (GMT 19h50-21h17).
 
Quando for lançado, o foguete New Glenn, de 98 metros (322 pés), terá a missão de enviar as naves gêmeas ESCAPADE da agência espacial dos EUA, NASA, a Marte, numa tentativa de estudar a história climática do Planeta Vermelho, com a esperança eventual de exploração humana.
 
O lançamento da Blue Origin também servirá como um teste crucial para verificar se será possível recuperar o estágio do propulsor, o que representaria um avanço técnico significativo para a empresa, se bem-sucedido.
 
O voo inaugural do New Glenn, em janeiro, foi considerado um sucesso, já que sua carga útil alcançou a órbita e realizou testes com êxito.
 
No entanto, seu propulsor de primeiro estágio, que deveria ser reutilizável, não conseguiu pousar na plataforma no Atlântico e acabou sendo perdido durante a descida.
 
Na segunda tentativa, a Blue Origin tentará novamente recuperar o estágio do propulsor. Até agora, apenas a empresa de Musk, SpaceX, conseguiu realizar esse feito.
 
Indicador de Progresso
 
As empresas concorrentes dos bilionários Musk e Bezos estão envolvidas em uma corrida espacial comercial que se intensificou recentemente, com a NASA abrindo licitações para sua planejada missão à Lua — e surgindo reclamações de que a SpaceX estaria "ficando para trás".
 
George Nield — executivo sênior do setor aeroespacial, cujo trabalho promove a indústria espacial comercial, e que já voou com a Blue Origin no passado — disse à AFP que os riscos do lançamento do New Glenn são altos.
 
“Como isso se desenrolar será um indicador de ‘quão bem eles estão indo e quanto progresso fizeram’”, afirmou.
 
O segundo mandato do presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca, viu a administração pressionar a NASA a acelerar seu progresso para enviar uma missão tripulada à Lua, em meio a uma corrida com a China.
 
Mason Peck, professor de aeronáutica na Universidade de Cornell e ex-chefe de tecnologia da NASA, disse que a maior competição entre SpaceX e Blue Origin poderia “expandir nossas opções em relação a lançamentos”.
 
“Mais lançamentos significam mais ideias no espaço”, disse Peck. “Não pode ser ruim ter a Blue Origin, mesmo que esteja atrás.”
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários