Casa Branca Renomeia Jared Isaacman Para Administrador da NASA

Caros entusiastas da atividades espaciais!
 
Crédito: X @rookisaacman
Uma foto sem data do presidente Trump se encontrando com Jared Isaacman, publicada por Isaacman após ser renomeado para liderar a NASA em 4 de novembro.

No dia de ontem (04/11), o portal SpaveNews noticiou que a Casa Branca havia anunciado naquele mesmo dia (04) que estava renomeando Jared Isaacman para ser o administrador da NASA — o mais recente capítulo de uma saga sem precedentes sobre a liderança da agência.
 
De acordo com a nota do portal, em uma declaração publicada no Truth Social, o presidente Donald Trump disse que estava renomeando Isaacman para liderar a NASA, pouco mais de cinco meses depois de retirar abruptamente a nomeação original.
 
“A paixão de Jared pelo espaço, sua experiência como astronauta e sua dedicação em ultrapassar os limites da exploração, desvendar os mistérios do universo e impulsionar a nova economia espacial o tornam idealmente qualificado para liderar a NASA em uma nova e ousada era”, escreveu Trump.
 
A declaração não explicou por que Trump decidiu renomeá-lo. A descrição de Isaacman era idêntica à que Trump escreveu em dezembro de 2024, quando anunciou pela primeira vez sua intenção de nomear o bilionário empresário e astronauta privado.
 
“Obrigado, Sr. Presidente @POTUS, por esta oportunidade. Será uma honra servir meu país sob sua liderança. Também sou muito grato a @SecDuffy, que supervisiona com habilidade a @NASA juntamente com suas muitas outras responsabilidades”, escreveu Isaacman em uma postagem nas redes sociais após o anúncio da renomeação.
 
A nomeação original de Isaacman foi aprovada por um comitê do Senado no final de abril e estava a poucos dias de uma votação completa no Senado quando Trump anunciou sua retirada em 31 de maio. Essa decisão foi amplamente associada a um desentendimento entre Trump e Elon Musk, fundador da SpaceX, que havia defendido a escolha de Isaacman.
 
“Após uma análise completa de associações anteriores, estou retirando a nomeação de Jared Isaacman para chefiar a NASA”, disse Trump na época, referindo-se a doações que Isaacman havia feito a candidatos políticos tanto democratas quanto republicanos. Essas doações já eram amplamente conhecidas meses antes da decisão de Trump de retirar a nomeação.
 
Trump também afirmou na ocasião que “em breve” nomearia um substituto para liderar a NASA, mas a administração nunca o fez e mostrou poucos sinais de estar procurando ativamente um novo nome.
 
Em julho, a Casa Branca nomeou Sean Duffy, secretário de Transportes, como administrador interino, substituindo Janet Petro, diretora do Centro Espacial Kennedy, que exercia o cargo de forma interina desde janeiro. Foi a primeira vez que um secretário de gabinete liderou a NASA em caráter interino.
 
Isaacman continuou apoiando a administração mesmo após sua nomeação ser retirada, atribuindo a decisão a pessoas na Casa Branca “que tinham questões pessoais” relacionadas a Musk.
 
Em outubro, surgiram rumores de que a Casa Branca estava considerando renomear Isaacman, que havia se reunido com Trump nesse período. Fontes da indústria também relataram certa frustração da Casa Branca com Duffy, que demonstrava interesse em permanecer como administrador interino por mais tempo.
 
Na postagem de 4 de novembro anunciando a renomeação, Trump agradeceu a Duffy por seu serviço.
 
“Sean Duffy fez um trabalho incrível como administrador interino da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço”, escreveu.
 
Trump não indicou se Duffy continuaria no cargo enquanto o Senado analisa a nomeação de Isaacman — um processo que pode levar meses.
 
“Obrigado @realDonaldTrump pela honra de liderar a @NASA. Demos passos gigantescos em nossa missão de retornar à Lua antes da China. É fundamental para nossa segurança nacional e nosso orgulho nacional que vençamos a próxima corrida espacial”, postou Duffy após o anúncio. “Parabéns a @rookisaacman. Desejo-lhe todo o sucesso e garantirei que a transição seja tranquila.”
 
O anúncio gerou uma onda de mensagens de parabéns, incluindo de diversos executivos do setor espacial. Também se manifestou a Federação Comercial Espacial, que distribuiu uma carta enviada à liderança do Comitê de Comércio do Senado, responsável por analisar a nomeação.
 
“Com décadas de experiência como empreendedor, líder empresarial e pioneiro do espaço comercial, o Sr. Isaacman está idealmente preparado para liderar a NASA neste momento crítico da história da agência”, afirmou a organização na carta.
 
“O apoio da comunidade que ama o espaço tem sido impressionante”, escreveu Isaacman após ser renomeado. “Não sei bem como conquistei a confiança de tantos, mas farei tudo o que puder para corresponder a essas expectativas.”
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários