A LandSpace Está Preparando o 'Foguete Reutilizável ZQ 3' Para o Seu Primeiro Lançamento Após Grandes Testes na China

Prezados entusiastas das atividades espaciais!
 
Credito: Space Daily
Ilustrativo.

No dia de ontem (12/11), o portal Space Daily noticiou que a empresa LandSpace, uma fabricante privada de foguetes com sede em Pequim, está se aproximando do voo inaugural de seu Foguete Reutilizável ZQ 3, também conhecido como Rosefinch 3, no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, localizado no Deserto de Gobi, no noroeste da China. A empresa pretende recuperar o propulsor do primeiro estágio após o lançamento.
 
De acordo com a nota do portal, o ZQ 3 é um foguete reutilizável de grande porte, com 66,1 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro, e uma massa total de quase 570 toneladas métricas totalmente abastecido. Seu empuxo de decolagem ultrapassa 750 toneladas métricas, permitindo o transporte de satélites pesados para órbitas baixas da Terra e órbitas síncronas com o Sol.
 
O veículo utiliza nove motores TQ-12A movidos a metano em seu primeiro estágio e um único motor TQ-15B no segundo estágio. Os motores movidos a metano da LandSpace melhoram as credenciais ambientais e permitem a reutilização do propulsor do primeiro estágio. Quatro aletas de grade e quatro pernas de pouso fornecem a estrutura necessária para a recuperação.
 
Atualmente, estão sendo realizados testes técnicos em Jiuquan, que conta com uma torre de serviço de lançamento dedicada à série ZQ 3. Os engenheiros escolheram aço inoxidável para os tanques do foguete, priorizando resistência, tolerância a altas temperaturas e à corrosão, além de manter os custos competitivos.
 
A LandSpace investiu significativamente em pesquisa e desenvolvimento do ZQ 3, visando contratos relacionados aos planos da China para uma rede de satélites de internet em larga escala. Em setembro de 2024, a empresa realizou um teste de decolagem e pouso vertical em Jiuquan, atingindo uma altitude de 10 quilômetros para demonstrar tecnologias essenciais de recuperação.
 
Um teste de queima estática do primeiro ZQ 3 foi conduzido no mês passado, confirmando as principais sequências de preparação para o lançamento. Esse teste se tornou um procedimento padrão antes do voo de novos foguetes.
 
A LandSpace fez história em julho de 2023 ao lançar em órbita o primeiro foguete transportador movido a metano do mundo, utilizando o modelo ZQ 2, também em Jiuquan. Até o momento, foram realizados seis lançamentos com o ZQ 2 e suas variantes modificadas.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários