Módulos Aeroespaciais Concluídos Para a Missão Lunar Tripulada Artemis
Prezados entusiastas das atividades espaciais!
Credito: Space Daily
No dia de hoje (12/11), o portal Space Daily noticiou que o Módulo de Serviço Europeu-4 (ESM-4) da espaçonave Orion da NASA concluiu sua integração nas instalações da Airbus, em Bremen, Alemanha. O módulo será em breve enviado ao Centro Espacial Kennedy para montagem e testes junto ao Módulo da Tripulação (Crew Module) da Orion, avançando a preparação do Programa Artemis da NASA para o retorno dos voos tripulados à Lua.
De acordo com a nota do portal, a Thales Alenia Space fornece subsistemas principais para todos os seis Módulos de Serviço Europeus do programa Artemis, incluindo estrutura, controle térmico e suporte à vida. As estruturas completas dos módulos, bem como seus sistemas de controle térmico e de consumíveis, são produzidos em Turim, Itália. A estrutura principal utiliza painéis de polímero reforçado com fibra composta e ligas de alumínio, garantindo baixo peso para maior alcance da missão, ao mesmo tempo em que atende aos requisitos de resistência. Cada módulo conta com quatro tanques de água e seis radiadores, proporcionando redundância total para os sistemas de suporte à vida e controle térmico. Após a montagem e os testes iniciais em Turim, os módulos são enviados para Bremen para instalação final e verificações antes da preparação para a missão lunar.
Esses componentes técnicos apoiam a segurança e a sustentabilidade dos astronautas durante o voo. O ESM-2 será lançado com a missão Artemis II no próximo ano, marcando a primeira expedição humana ao espaço profundo desde o programa Apollo.
As equipes da Thales Alenia Space superaram desafios do projeto, incluindo atrasos de entrega durante o período da COVID, para concluir a integração do ESM-4. O trabalho técnico delas possibilitou resultados bem-sucedidos para o programa.
A futura missão Artemis IV utilizará o ESM-4 para impulsionar o módulo lunar I-HAB até a estação Gateway, apoiando futuras pesquisas tripuladas em órbita lunar. A Thales Alenia Space é também contratante principal do I-HAB e responsável por elementos estruturais principais do HALO, o módulo inicial de habitação e logística da Gateway. Outras tarefas incluem contribuições aos elementos Lunar View e Lunar Link da ESA, destinados a comunicações e reabastecimento.
A empresa também assinou um contrato para o módulo Emirates Airlock, destinado a atividades extraveiculares lunares.
O lander lunar Argonaut, contratado à Thales Alenia Space, entregará equipamentos robóticos à superfície lunar a partir de 2030. A Agência Espacial Italiana selecionou a empresa para o Módulo de Habitação Multipropósito, que equipará astronautas para missões prolongadas na superfície lunar, com autonomia de recursos e sistemas de suporte. Como parte do programa MoonLight da ESA, a Thales Alenia Space fornecerá satélites de navegação lunar.
“Da Orion à estação espacial cis-lunar Gateway, e da órbita lunar à própria Lua, a Thales Alenia Space continua a impulsionar o futuro da exploração espacial humana”, disse Giampiero Di Paolo, vice-CEO e vice-presidente sênior de Observação, Exploração e Navegação da Thales Alenia Space.
“Graças à sua visão, expertise e ao comprometimento inabalável de suas equipes, a Thales Alenia Space é um ator-chave na construção das infraestruturas que sustentarão a vida humana além da Terra — onde o próximo grande capítulo da descoberta já está tomando forma”, afirmou o CEO da Thales Alenia Space, Hervé Derrey.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário