Blue Origin Concluiu Teste de Fogo Estático do Foguete New Glenn, Preparando-se Para o Lançamento da Missão EscaPADE da NASA
Caros entusiastas da atividades espaciais!
No dia de ontem (31/10), o portal SpaceFlight Now noticiou que a empresa Blue Origin concluiu um teste de fogo estático do Foguete New Glenn, preparando-se para o lançamento da Missão EscaPADE da NASA.
Imagem: Adam Bernstein / Spaceflight Now
De acordo com a nota do portal, na noite de quinta-feira, a Blue Origin iluminou parte da Costa Espacial da Flórida ao acionar seu foguete New Glenn para um teste de motor com duração aproximada de 40 segundos.
O teste, realizado no Complexo de Lançamento 36 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, começou por volta das 21h59 (horário da Costa Leste dos EUA) — 01h59 UTC — e ocorreu mais de uma hora após uma breve ignição e desligamento que sucederam a ativação do sistema de supressão de som à base de água na plataforma.
A ignição dos sete motores BE-4 representou um marco importante para a empresa fundada pelo bilionário Jeff Bezos, que se prepara para o lançamento de sua primeira missão da NASA nos próximos dias ou semanas.
O foguete, com mais de 98 metros de altura, lançará um par de espaçonaves gêmeas em uma jornada rumo a Marte. A missão Escape and Plasma Acceleration and Dynamics Explorers (EscaPADE) da NASA é descrita pela agência como a “primeira missão científica orbital com múltiplas espaçonaves ao Planeta Vermelho”.
Este foi apenas o terceiro teste de ignição do propulsor da Blue Origin no Complexo de Lançamento 36 em Cabo Canaveral. A empresa havia completado um teste semelhante em dezembro, antes de lançar o primeiro foguete New Glenn com um modelo de teste da espaçonave Blue Ring, em janeiro.
Assim como no primeiro lançamento, a Blue Origin tentará novamente recuperar o propulsor por meio de um pouso propulsivo na barcaça chamada “Jacklyn”, em homenagem à mãe de Bezos. Segundo a Administração Federal de Aviação (FAA), o propulsor usado na missão New Glenn 1 (NG-1), batizado de “So You’re Telling Me There’s a Chance” (“Então você está me dizendo que há uma chance”), falhou ao tentar reacender os motores, o que impossibilitou sua recuperação.
A Blue Origin aposta que o segundo propulsor, chamado “Never Tell Me the Odds” (“Nunca me diga as probabilidades”), terá um destino melhor. Se conseguir ser recuperado e reformado com sucesso, a empresa planeja utilizá-lo em sua terceira missão, que transportará o primeiro módulo de pouso lunar Blue Moon Mk.1.
A versão de carga do módulo de pouso robótico da Blue Origin ajudará no desenvolvimento de uma versão tripulada, contratada para voar na missão Artemis 5 da NASA.
Gráfico: Blue Origin
![]() |
| Uma ilustração artística mostra o módulo de pouso lunar Blue Moon Mark 1 da Blue Origin na superfície da Lua. |
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!


Comentários
Postar um comentário